Segundo executivas
do Grupo Simão, é importante encontrar meios de conseguir destaque em um
mercado concorrido como o de bares e restaurantes
O setor de gastronomia é bastante competitivo, por
isso, investir em marketing é tão importante quanto o investimento em
maquinários, produtos, instalações e pessoal, devendo fazer parte da própria
estratégia de negócio, de acordo com as executivas do Grupo Simão, empreendimento com mais de
30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
De acordo com Mislene Lima, especialista em
encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, o marketing
apresenta um papel crucial para bares, restaurantes e empreendimentos do setor
gastronômico por uma série de razões. “A primeira delas é para gerar
diferenciação e se destacar frente à concorrência. É possível usar as
estratégias de marketing para divulgar um menu diferenciado ou um ambiente
acolhedor, por exemplo. Há muitos restaurantes que são conhecidos por conta de
um determinado prato ou pelo aconchego oferecido”.
Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, o
marketing ajuda a estabelecer uma identidade visual e uma presença que torna
mais fácil fazer com que a marca esteja presente na memória dos consumidores.
“Quando o restaurante investe em marketing corretamente, ele trabalha para que
o cliente se lembre dele quando estiver pensando em comer determinado prato ou
ir a determinado ambiente”, explica.
As executivas ressaltam que o marketing pode ajudar
não apenas a manter os clientes que já existem como a conquistar novos. “É
possível realizar promoções nas redes, fazer parcerias e campanhas em datas
especiais. Uma comunicação eficaz e na hora certa pode ajudar muito qualquer
negócio na área de gastronomia”, afirma Mislene.
A especialista em encantamento ao cliente reforça
que o marketing bem realizado ajuda a criar uma narrativa que envolve a marca e
a comida oferecida para criar uma experiência memorável. “Em gastronomia, não
pensamos apenas na qualidade e no sabor oferecido. Muitas comidas mexem com os
sentidos de uma maneira mais afetiva inclusive, por isso criar uma conexão
emocional com o cliente é muito importante”.
Outro ponto que deve ser levado em consideração,
segundo Mislene, é a questão da obtenção de feedback por parte dos clientes. “O
marketing também pode ser usado para colher opiniões e realizar pesquisas de
satisfação com o objetivo de aprimorar a experiência do consumidor e
identificar áreas de melhoria no negócio”, sugere. ”Isso pode ser feito
virtualmente, através das redes sociais, ou até mesmo através de uma pesquisa
em papel disponibilizada no próprio estabelecimento”.
Confira algumas sugestões de estratégias de
marketing que negócios da área gastronômica podem usar:
- Presença
ativa e constante nas redes sociais
- Criação
de conteúdo com receitas exclusivas e fotos de pratos especiais e do
ambiente.
- Parcerias
locais para ampliar a divulgação da marca
- Eventos
e campanhas em datas comemorativas
- Anúncios
online segmentados para alcançar o seu público
- Divulgação
de experiências gastronômicas diferenciadas na mídia
- Programa
de Fidelidade e Retenção de Clientes
Mislene Lima - especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Lidiane Bastos - administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Grupo Simãohttps://gruposimao.com.br/
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