● Apenas 25% da geração Baby Boomer ainda mantém o costume de ir
até uma agência bancária para movimentar sua conta;
● Quase
metade dos brasileiros entre 18 e 41 anos não têm mais o hábito de sacar
dinheiro;
● Pix já é
o meio de pagamento mais utilizado entre todas as gerações de consumidores;
● ‘Investimento’
lidera entre os temas de educação financeira mais buscados pelos jovens,
enquanto a geração mais velha se interessa por ‘cenário econômico’ e ‘dívidas’;
● Mais
novos buscam informação financeira nas Redes Sociais, Buscadores e
Influenciadores digitais e os mais velhos confiam cada vez mais em sites
oficiais e aplicativos;
● Os tradicionais cadernos de papel
ainda são o meio mais comum para brasileiro de todas as idades para registrar
os gastos pessoais;
● Levantamento sobre as
visões geracionais em relação às finanças abre a série ‘Serasa
Comportamento’, evento mensal que divulgará estudos e tendências sobre os hábitos do brasileiro com o
dinheiro.
As novas tecnologias têm impactado
todas as gerações de consumidores, e um resultado dessa transformação digital é
a aceleração nas mudanças de hábitos em relação às finanças. Pesquisa da Serasa
mostra que apenas 25% da geração Baby Boomer (pessoas acima dos 59 anos) mantém
o costume de ir até uma agência bancária para movimentar sua conta,
sendo que quase 80% desse público já acessa por aplicativo de celular.
Essas constatações estão no
levantamento inédito da Serasa que mostra como as diferentes gerações (X, Y, Z
e Baby Boomers) se relacionam com suas finanças. A pesquisa dá início à série
de eventos “Serasa Comportamento”, que mensalmente divulgará estudos
mostrando diferentes cenários envolvendo a relação dos brasileiros com o
dinheiro.
“O levantamento dessas informações é
essencial para entendermos como as pessoas lidam com suas finanças em um
mercado que se transforma rapidamente. Esse é apenas o primeiro capítulo dessa
iniciativa que terá grande contribuição para a educação financeira dos
brasileiros”, afirma Matheus Moura, diretor da Serasa.
Digitalização das finanças
O Pix, lançado há menos de
três anos, já é o meio de pagamento mais utilizado entre as diferentes faixas
etárias de consumidores. O cartão de crédito vem em segundo lugar no uso diário
entre as gerações Z, Y e X, embora para os mais velhos, o cartão de débito se
sobressaia em relação ao crédito.
O costume de sacar dinheiro desacelera
entre todas as gerações, sendo menor entre a geração Z (18 a 28 anos) e Y (29 a
41 anos), 44% e 43% deles, respectivamente, não possuem esse hábito para
realizar suas compras e demais transações financeiras. Já 64% dos mais velhos
ainda costumam sacar dinheiro ao menos uma vez por mês.
Em relação aos temas mais
consumidos sobre finanças nos últimos 12 meses, “Investimento”, “Renda
extra” e “Educação financeira” lideram entre os mais jovens. Já para os Baby
Boomers os assuntos de mais interesse são “Cenário econômico” e “Dívidas”. É
interessante observar que o tema “segurança de dados” é mais buscado pelos mais
velhos e não aparece na lista das outras gerações mais jovens.
Finanças nas redes sociais
Quando o assunto é educação
financeira, a fonte de aprendizado e de consulta mais utilizada entre as
gerações X, Y e Z são as redes sociais. Mas vale destacar também a grande
participação neste aprendizado de influenciadores digitais de finanças e
buscadores de internet.
Na procura por informações, o
comportamento entre os Baby Boomers é completamente diferente, onde sites e o
aplicativo de banco, além de amigos e familiares, são os mais recorrentes na
hora de se informar sobre o assunto.
O levantamento realizado pela Serasa
contou com a consultoria técnica do Instituto Opinion Box e ouviu 4.486 pessoas
no período de 4 a 20 de julho.
Todos os insights e resumos do estudo, assim como as informações
técnicas do levantamento, podem ser acessadas em https://www.serasa.com.br/imprensa/serasa-comportamento/
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