Quando realizado da maneira adequada, garante o desgaste correto dos pneus e uma boa dirigibilidade
O alinhamento de direção, como é popularmente conhecido, é composto pela leitura e correção de vários ângulos das rodas do veículo, seja de um carro de passeio ou de um grande caminhão. O câmber ou cambagem é um destes ângulos. A cambagem é um termo comumente utilizado na área automotiva, que se refere ao ajuste da inclinação das rodas (verticalmente) de um veículo em relação à superfície, quando visto o automóvel de frente.
Trata-se de um ângulo de extrema importância para garantir o desgaste uniforme dos pneus e a estabilidade do veículo, seja ele da linha leve ou da linha pesada. Um ângulo de cambagem fora da especificação do fabricante do veículo, pode resultar, além de um desgaste irregular dos pneus, problemas de aderência e estabilidade em curvas, afetar a eficiência do sistema de suspensão, alterar o consumo de combustível e, é claro, comprometer a segurança do motorista e dos veículos ao redor.
A inclinação das rodas, dentro do especificado pelo fabricante, influencia na área de contato dos pneus com a estrada, proporcionando uma melhor aderência e controle do veículo em curvas. Isso é essencial para evitar derrapagens e perda de controle, especialmente em condições de estrada escorregadia. Uma cambagem adequada influi diretamente no comportamento da direção e manuseio do veículo, que terá uma resposta mais precisa à direção, tornando a condução mais confortável e segura. Por outro lado, uma cambagem incorreta pode resultar em sensações de instabilidade, direção pesada ou imprecisa, aumentando o risco de acidentes durante a condução.
Durante o serviço de alinhamento, o indicado é medir todos os ângulos da suspensão. Em um eixo dianteiro de caminhão podem ser analisados sete ângulos, sendo os principais: convergência ou divergência, cáster e câmber (também conhecido como cambagem). Normalmente, o desalinhamento ocorre após impactos violentos (buracos, guias), desgaste dos componentes da suspensão ou acidentes.
Antigamente, os alinhamentos eram feitos com fitas, linhas métricas e gabaritos, mas atualmente, existem dois tipos: a laser e o computadorizado. Nos veículos de passeio, o mais comum é aquele que utiliza canhões de laser presos às rodas, que projetam um feixe luminoso num painel montado à frente do carro, mostrando por meio de uma régua de ângulo estilo transferidor, o ângulo em que se encontram as rodas. Já nos caminhões, estes canhões de laser, são direcionados às réguas, que já ficam presas no veículo, seja no próprio chassi ou no “pino rei” da carreta, que são as referências para esta leitura dos ângulos. Em ambos deve ser levado em consideração os ângulos especificados pelo fabricante, e sempre que estiver fora do recomendado, realizar a correção imediata.
Quando o assunto é economia, a cambagem também tem uma importante influência, pois um ângulo adequado, pode contribuir para uma melhor eficiência do combustível. Quando as rodas estão alinhadas corretamente, há menos resistência ao rolamento, o que significa que o motor precisa fazer menos esforço para mover o veículo, o que certamente contribui na economia de combustível. Em um veículo de carga é fundamental o alinhamento de todos os eixos, incluindo a carreta, quando for um conjunto. Assim, o desgaste dos pneus é uniforme e evitamos o consumo excessivo de combustível.
Segundo o Rodrigo Emiliano Castilho, Coordenador de Serviços de Linha Pesada da DPaschoal, manter a cambagem dentro do recomendado pelo fabricante é essencial para garantir a segurança, o desempenho e a durabilidade dos pneus, bem como para otimizar o consumo de combustível. “Uma cambagem adequada, dentro das medidas estipuladas pelo fabricante, é fundamental para garantir a segurança, a estabilidade, o desgaste uniforme dos pneus, a aderência em curvas e a eficiência no consumo do combustível. É recomendado realizar verificações regulares do alinhamento das rodas, medir todos os ângulos, incluindo o de cambagem e se necessário ajustar conforme as especificações do fabricante, para maximizar o desempenho do veículo e prolongar a vida útil dos pneus”, confirma Rodrigo.
O ângulo de cambagem deve ser verificado durante a execução do
alinhamento e se necessário, ser ajustado. Vários fatores, como o tipo de
veículo, condições de direção e, no caso dos caminhões, a carga transportada e
os fortes impactos na suspensão podem ser determinantes para a necessidade do
ajuste. “É importante realizar verificações regulares do alinhamento das rodas,
incluindo a cambagem, como parte da manutenção preventiva dos veículos.
Recomenda-se verificar o alinhamento a cada seis meses ou a cada 10.000 a
15.000 quilômetros. Também é aconselhável verificar a cambagem e todos os
ângulos do alinhamento, sempre que ocorrerem eventos específicos, como
colisões, impactos fortes ou quando ocorrer um desgaste irregular dos pneus,
que podem afetar o alinhamento das rodas e exigir um ajuste imediato. Além
disso, no caso dos caminhões, se ocorrerem mudanças significativas na carga
transportada ou na configuração do veículo, como instalação de equipamentos
pesados, alongamento do chassi, ou alteração na altura da suspensão, também
recomenda-se verificar os ângulos de alinhamento, incluindo a cambagem.
Importante frisar que, se o motorista notar algum sintoma de desalinhamento ou
problemas de direção, como desgaste irregular dos pneus, vibrações excessivas
ou dificuldade de controle do veículo, é recomendável realizar uma verificação
do alinhamento das rodas, incluindo a cambagem, o mais rápido possível,
independentemente do intervalo de tempo desde a última verificação”, recomenda
o profissional.
DPaschoal
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