Ao acompanhar números e saber como interpretá-los, cada marca pode determinar quais tipos de postagens são mais populares entre seus seguidores e ajustar a sua abordagem
Ponto de partida para entender
como posicionar o seu negócio no Instagram, a análise de métricas é um passo
importante para mapear como os seus seguidores se comportam na plataforma e
como alcançá-los da melhor forma.
Interpretar essas informações e
entender o que essas métricas têm a nos dizer pode promover mudanças fundamentais
para a evolução de uma marca na rede, além de medir o desempenho do conteúdo,
identificar o que funciona e o que não funciona.
Entre as métricas mais
importantes estão as de engajamento, como curtidas, comentários e
compartilhamentos, que indicam como os usuários estão interagindo com suas
postagens.
Chamada Instagram Insights,
essa ferramenta permite monitorar várias métricas, como impressões (quantas
vezes a sua postagem foi vista), alcance (quantas pessoas únicas viram sua
postagem), e também as métricas de engajamento (o quanto cada pessoa interage
com cada perfil).
Para acessar essas informações,
é necessário possuir uma conta comercial ou de criador de conteúdo no
Instagram.
Mas, nem tudo são apenas
números. Por exemplo, um alto número de impressões, mas baixo engajamento, pode
indicar que seu conteúdo está alcançando muitas pessoas, mas não está ressoando
com elas.
Ao monitorar as métricas do
Instagram também é importante identificar tendências e padrões de comportamento
dos seus seguidores. Tais como, em que horário eles estão mais ativos, quais
tipos de conteúdo geram mais interações e quais hashtags são mais eficazes para
aumentar a visibilidade das suas postagens no feed dos usuários.
Para Vitor Mateus Lima, CTO da
Magis5, o cenário altamente competitivo do comércio eletrônico leva as empresas
de pequeno e médio porte a enfrentarem desafios para sobreviver e prosperar.
Com recursos limitados é essencial que essas empresas aproveitem ao máximo cada
oportunidade para atrair e reter clientes. Veja algumas a seguir:
Número de
seguidores
Medir o número de seguidores é
a forma que expõe a quantidade de usuários que começaram ou deixaram de seguir
um perfil durante um determinado período. De certa forma, isso revela a
eficácia das estratégias de crescimento.
Esses dados são relevantes para
mostrar se o perfil está realmente atuando de acordo com os seus objetivos
e quantas pessoas estão interessadas no conteúdo que você compartilha e
estão dispostas a acompanhar suas postagens regularmente.
Além disso, o número de
seguidores influencia diretamente em outras métricas importantes, como o
alcance das postagens e o engajamento.
Impressões
As impressões são uma métrica
importante para medir o alcance das postagens no Instagram. Elas representam o
número de vezes que uma postagem foi visualizada nos feeds dos usuários ou em
páginas de resultados de pesquisa.
Ao analisar essa métrica, os
profissionais podem identificar quais postagens estão alcançando mais pessoas e
quais não estão atingindo o público-alvo desejado. Isso permite ajustar a
abordagem e assegurar que as postagens sejam maximizadas em termos de
exposição.
Visualização
de perfil
Esse item é responsável por
apresentar a quantidade de visitas que o perfil recebeu no período analisado e estabelecer
uma comparação com períodos anteriores.
A partir disso, é possível
avaliar as estratégias usadas para atrair mais visualizações para a conta e
determinar de que forma esses resultados podem ser aprimorados. Uma frequência
regular de postagens nesse período de análise faz toda a diferença para obter
mais visitas e conseguir analisar esses dados de uma forma mais clara.
Cliques no
perfil
Medir os cliques no perfil é
fundamental para compreender como as postagens e os conteúdos compartilhados
estão impactando o desempenho e a visibilidade da marca ou conta.
Esse item reúne todos os dados
referentes às interações dos usuários com as informações que você
disponibilizou para que eles conheçam e entrem em contato com a empresa.
Além de mensurar os cliques que
direcionam para o site, essa métrica também mostra quantas pessoas se
interessaram em enviar um e-mail e obter a localização ou o seu número de
telefone, por exemplo.
Dentro deste elemento também é
possível explorar a taxa de cliques no perfil, o número absoluto de cliques no
perfil, comparação dos cliques entre diferentes tipos de postagem, origem dos
cliques, e a análise socio-demográfica dos perfis visitantes.
Engajamento
Em particular, o engajamento é
uma métrica crucial, pois indica o quanto os usuários estão interagindo com o
seu conteúdo. Pode ser medida de várias formas, incluindo o número de curtidas,
comentários, compartilhamentos, visualizações de vídeo e outros meios que
revelam de que maneira os seus seguidores enxergam o seu conteúdo e no
interesse em rever essa postagem depois.
Stories
Maneira popular de compartilhar
conteúdo instantâneo e efêmero, os stories são o meio preferido de muitos
comerciantes para se comunicar. Os usuários podem postar fotos, vídeos e até
mesmo adicionar elementos interativos, como enquetes e perguntas.
Os stories têm um tempo
limitado de visualização antes de desaparecerem, o que cria um senso de
urgência e exclusividade e torna o recurso perfeito para anúncios, como ofertas
e trocas de coleção.
Os dados fornecidos pelas
estatísticas dos stories podem ajudar os usuários a entender o engajamento com
o conteúdo publicado. É possível medir a taxa de visualizações e a participação
dos espectadores nas opções interativas disponíveis nas histórias.
Por exemplo, é possível verificar quantos espectadores viram cada história individualmente ou analisar quantos usuários saíram da história antes que ela terminasse. Isso fornece insights sobre a atração ou aborrecimento gerados pelo conteúdo.
Mariana Missiaggia
https://www.dcomercio.com.br/publicacao/s/como-entender-melhor-as-metricas-do-instagram-para-o-seu-negocio
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