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sábado, 19 de agosto de 2023

5 lições valiosas para empreender no food service

 Com perspectiva de crescimento de 7,5% a partir de 2023, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), Ingrid Devisate, o cenário dos negócios de food service no Brasil se mostra promissor com oportunidades, porém com desafios únicos. Para conquistar a sustentabilidade da empresa, é indispensável escutar os conselhos de empreendedores já consolidados e estar antenado às mudanças do mercado.  

Para auxiliar os novos empreendedores da área, João Alfredo Pimentel, CEO e fundador da 6place, plataforma digital de abastecimento de food service - lista cinco dicas:

 

1- Identificar e atender às necessidades dos clientes

 

Um dos fatores que define o sucesso de um negócio é o nível de satisfação do cliente. Por isso, é indispensável conhecer seus hábitos de consumo e desejos, o que pode ser feito a partir de pesquisas, coleta de feedbacks, mudanças no cardápio e serviços oferecidos, promoções especiais em datas comemorativas, formas de pagamento e horário de funcionamento, por exemplo. 

 

2- Gestão eficiente é a chave 

 

A gestão eficiente dos recursos, como abastecimento e gerenciamento de estoque, controle de custos, otimização dos processos internos, dentre outros, garante a melhoria no faturamento do negócio e ainda permite estabelecer preços competitivos no mercado, sem comprometimento de lucro.

 

3- Atente-se à qualidade 

 

A qualidade dos alimentos é fator competitivo neste setor. Por isso, é importante priorizar ingredientes frescos e com qualidade certificada. Além disso, é necessário manter atenção quanto ao preparo desses alimentos e, também, aos detalhes do serviço prestado ao cliente, como, por exemplo, ter um tempo ágil de preparo e o estabelecimento contar com serviço de delivery, garantindo que o pedido não chegue frio ao cliente.

 

4- Acompanhe as tendências do mercado

 

Para se destacar perante a concorrência, é importante estar antenado com as tendências do setor, bem como ter atenção à velocidade ou frequência que irá implementá-las ao seu estabelecimento. Essas tendências se estendem desde processos de digitalização, como o cardápio digital, até a personalização do atendimento ao cliente.

 

5- Presença online e marketing estratégico

 

Em um mundo cada vez mais conectado, ter presença online - seja em mídias sociais e até mesmo ser bem ranqueado em buscadores da internet - é imprescindível para destacar o seu negócio perante concorrentes, o que ajuda a fidelizar os clientes e criar uma comunidade entre eles e o seu negócio. Para isso, é necessário investir em uma boa equipe de marketing e de mídias sociais. 



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