Com perspectiva de crescimento de 7,5% a partir de 2023, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), Ingrid Devisate, o cenário dos negócios de food service no Brasil se mostra promissor com oportunidades, porém com desafios únicos. Para conquistar a sustentabilidade da empresa, é indispensável escutar os conselhos de empreendedores já consolidados e estar antenado às mudanças do mercado.
Para auxiliar os novos
empreendedores da área, João Alfredo Pimentel, CEO e fundador da
6place, plataforma digital de abastecimento de food service -
lista cinco dicas:
1- Identificar e atender às necessidades dos clientes
Um dos fatores que
define o sucesso de um negócio é o nível de satisfação do cliente. Por isso, é
indispensável conhecer seus hábitos de consumo e desejos, o que pode ser feito
a partir de pesquisas, coleta de feedbacks, mudanças no cardápio e serviços
oferecidos, promoções especiais em datas comemorativas, formas de pagamento e
horário de funcionamento, por exemplo.
2- Gestão eficiente é a chave
A gestão eficiente
dos recursos, como abastecimento e gerenciamento de estoque, controle de
custos, otimização dos processos internos, dentre outros, garante a melhoria no
faturamento do negócio e ainda permite estabelecer preços competitivos no
mercado, sem comprometimento de lucro.
3- Atente-se à qualidade
A qualidade dos
alimentos é fator competitivo neste setor. Por isso, é importante priorizar ingredientes
frescos e com qualidade certificada. Além disso, é necessário manter atenção
quanto ao preparo desses alimentos e, também, aos detalhes do serviço prestado
ao cliente, como, por exemplo, ter um tempo ágil de preparo e o estabelecimento
contar com serviço de delivery, garantindo que o pedido não chegue frio ao
cliente.
4- Acompanhe as tendências do mercado
Para se destacar
perante a concorrência, é importante estar antenado com as tendências do setor,
bem como ter atenção à velocidade ou frequência que irá implementá-las ao seu
estabelecimento. Essas tendências se estendem desde processos de digitalização,
como o cardápio digital, até a personalização do atendimento ao cliente.
5- Presença online e marketing estratégico
Em um mundo cada
vez mais conectado, ter presença online - seja em mídias sociais e até mesmo
ser bem ranqueado em buscadores da internet - é imprescindível para destacar o
seu negócio perante concorrentes, o que ajuda a fidelizar os clientes e criar
uma comunidade entre eles e o seu negócio. Para isso, é necessário investir em
uma boa equipe de marketing e de mídias sociais.
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