Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Saiba como aproveitar cascas, sementes e talos na culinária


Além de conferir sabor aos pratos, a prática evita e minimiza o desperdício de alimentos


Utilizar cascas, talos e sementes de frutas e vegetais na gastronomia, além de conferir sabor aos pratos, também evita e minimiza o desperdício de alimentos. São diversas as opções de receitas que podem ser elaboradas utilizando esses elementos e muitas são práticas e simples de serem feitas. 

De acordo com o professor do curso de Gastronomia da UNINASSAU Recife, campus Graças, Antônio Gomes, para evitar o desperdício na hora de cozinhar, deve-se utilizar todas as partes dos alimentos, principalmente, os de origem vegetal. As pessoas também precisam estar atentas na hora de descascar o produto para que partes consideráveis deles também não sejam retiradas. 

"Muitas vezes, ao descascar frutas ou vegetais utilizando facas, uma parte do próprio alimento sai junto, então o indicado é utilizar um descascador. Também é importante que os indivíduos passem a ter mais o costume, a cultura de reaproveitar esse elemento, bem como os talos e sementes pois além de evitar desperdícios, rendem excelentes e variadas opções de pratos.", orienta. 

Em relação à sustentabilidade na área da alimentação, o gastrólogo explica que existem dois conceitos pertinentes que são o de Aproveitamento Integral dos Alimentos e o de Reaproveitamento dos Alimentos. "O Aproveitamento Integral consiste no uso do alimento como um todo, ou seja, utilizar todas as partes. Já o Reaproveitamento, consiste em utilizar um alimento que foi parcialmente consumido e transformá-lo em outro. Por exemplo, uma salada que não foi totalmente consumida, pode ser transformada numa sopa. Atitudes como essas, incorporadas no dia a dia, trazem diversos benefícios não só em relação ao lado financeiro, mas também, para o meio ambiente em si", explica. 

Dentre algumas receitas que podem ser preparadas estão os doces feitos com cascas de laranja, geleias de casca de melão, bolo de casca de maçã polvilhado com açúcar e canela, bolo de casca de banana, risotos de casca de abóbora, bolinhos de talos de couve-flor, agrião ou beterraba, bolinho de casca de batata com espinafre, saladas com cascas de abóbora, dentre outras. Ao preparar os pratos, é fundamental ter atenção e cuidado com a higienização das cascas e talos. 

As que agregam muita terra como as do inhame e macaxeira não são indicadas para consumo, no entanto, podem ser aproveitadas para fazer compostagem e servir de adubo para plantas e mini hortas.

 

Confira uma receita saborosa:

 

Casca frita de banana 


- Retire as cascas de 6 bananas maduras, sem parti-las;

- Amasse 3 dentes de alho e coloque em uma tigela com sal (a gosto), e ponha as cascas das bananas nessa mistura;

- Bata 2 ovos misturando bem a clara com a gema;

- Passe as cascas de banana na farinha de trigo, depois nos ovos e por último na farinha de rosca;

- Por fim, frite as cascas em óleo quente deixando dourar os dois lados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados