Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Presente do Dia dos Namorados: 5 dicas para evitar golpes em compras online

Ferramentas ajudam consumidores a evitarem golpes e encontrar sites confiáveis


Com expectativa de 8% de crescimento em vendas em 2023 segundo Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, o Dia dos Namorados, que acontece no dia 12 de junho, está chegando e os casais já começaram a buscar por presentes na internet, e como em toda data especial, os criminosos digitais já estão criando armadilhas para fazerem vítimas, seja em correntes que vão circular no WhatsApp, anúncios de lojas falsas nos buscadores e redes sociais, como Instagram e Facebook.

Para não ter surpresas e evitar aquele climão, os apaixonados precisam se proteger e o caminho da segurança na internet é a informação, juntamente com as ferramentas que combatem golpes digitais. Talvez você não tenha muito conhecimento e não saiba avaliar se um site é realmente seguro e confiável, e mesmo que você saiba, ainda há riscos, pois há muitos sites clonados e golpes que pegam as vítimas na distração, então antes de finalizar qualquer compra ou enviar seus dados para algum site, verifique a URL para saber se não é um golpe ou um site mal intencionado.

Listamos abaixo 5 ferramentas para que você possa com poucos cliques e segundos, saber se um site é confiável, se pode ser um golpe ou até um vírus ou malware.

Site Confiável: plataforma que identifica golpes, verificando em tempo real URL's trazidas por consumidores, dando um diagnóstico sobre o site, para que de forma simples o consumidor possa identificar e diferenciar sites confiáveis de sites não confiáveis. Informações como tempo de existência, tipo de domínio, propriedade, popularidade nos buscadores, reputação e possíveis vulnerabilidades são mostradas com apenas um clique e poucos segundos. A maioria dos sites fraudulentos são sites descartáveis que tem pouco tempo de vida e por isso não aparecem nos sites de reclamações, pois estes levam um tempo até criarem um índice de avaliação. O Site Confiável é uma alternativa nesse sentido.

Reclame Aqui: ferramenta que destaca a reputação de sites e empresas a partir de avaliações de consumidores, sobre atendimento, compra e venda de produtos e serviços. Os usuários podem usar o Reclame Aqui para tentar resolver um problema que a empresa ou site não tenha solucionado no SAC ou para pesquisar a reputação de uma empresa antes de finalizar uma compra.

Virus Total: recebeu um link ou arquivo suspeito? Use o Vírus Total e descubra se o link possui vírus, malware ou se está em alguma blacklist de spam sem precisar instalar nada no seu computador. O site é totalmente gratuito, simples de utilizar e não precisa de cadastro.

Consumidor.gov: com uma proposta parecida com o Reclame Aqui, o Consumidor.gov é um serviço criado pelo governo que tem como objetivo conectar consumidores e empresas a fim solucionar conflitos de consumo on-line, além de incentivar a competitividade pela melhoria da qualidade de produtos, serviços e atendimento ao cliente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados