Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de junho de 2023

No Dia Mundial do Meio Ambiente, SOS Pantanal finaliza expedição com representantes da embaixada Norte-Americana em áreas da maior planície inundável do mundo

Ação visa chamar a atenção para as oportunidades e as preocupações para proteção de um dos mais diversos biomas do planeta. Ao final do dia, instituição participa de workshop do Comitê Estadual do Fogo

 

Reconhecido internacionalmente por sua atuação permanente em prol da preservação da fauna e flora pantaneiras, o SOS Pantanal recebeu, entre 02 e 05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) -, representantes da Embaixada Norte-Americana no Brasil para uma imersão que tem por objetivo a elaboração de futuras parcerias em prol do bioma.

 

Com passagens por Miranda e Bonito, uma equipe composta por Leonardo Gomes, Diretor de Relações Institucionais, Gustavo Figueirôa, Diretor de Comunicação, e Luciana Leite, Gerente Geral da Chalana Esperança, acompanhou o Conselheiro Glenn Fedzer, chefe da Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde, e a Assistente do mesmo setor, Larissa Nunes, em visitas a territórios estratégicos para ações de preservação, como o Delta do Salobra, localizado à borda do “Pantanal Sul”, uma região única de transição entre a Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. Lá eles conheceram o trabalho do IDS (Instituto Delta do Salobra), que desenvolve esforços para a conservação dessa importante e frágil região.

 

A expedição seguiu para Bonito, destino conhecido por oferecer as melhores locações para mergulho fluvial do país. Apesar do constante empenho da comunidade local quanto ao manejo de natureza, sustentabilidade e hospitalidade, a área vem sofrendo com o avanço desenfreado da agricultura em pontos sensíveis, como ocorre nos banhados, que são essenciais para o equilíbrio ambiental. Na região, Fedzer e Larissa foram apresentados à Fundação Neotropica, instituição que atua há anos na conservação de Bonito por meio do monitoramento do desmatamento, de ações educacionais, de fomento ao turismo sustentável, bem como congressos, simpósios e estudos sobre ecologia e conservação da natureza. O encontro ocorreu nas dependências da Fazenda Santuário, gerida pelo Instituto LiBio, organização liderada por Raquel Machado e especializada, também, na reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes, desmatamento e tráfico. Raquel comentou a importância de encontros como o ocorrido. “Ficamos honrados em receber o chefe da embaixada americana para assuntos relacionados a meio ambiente em Bonito, uma região tão importante para o ecoturismo e a conservação da biodiversidade. Será uma oportunidade de mostrar não só o potencial turístico, mas as ameaças que nos preocupam e que podem acabar com esse paraíso”. Ainda em Bonito, os representantes da Embaixada dos Estados Unidos foram levados até a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Saci, outra área administrada pelo Instituto LiBio.

 

Para Gustavo Figueirôa, biólogo e diretor de comunicação do SOS Pantanal, o intercâmbio com representantes de outros países pode ser benéfico para a troca de conhecimentos e possíveis alinhamentos de projetos: “Quando apresentamos tanto as belezas naturais e oportunidades de desenvolvimento sustentável, quanto os riscos e ameaças que assolam um bioma tão relevante, estamos trazendo uma atenção nacional e internacional para a realidade do território, criando caminhos para a construção de soluções efetivas para estes desafios que o Pantanal e seu entorno enfrentam”.

 

Ao final do dia, Leonardo Gomes, diretor de Relações Institucionais do SOS Pantanal, participou de workshop promovido pelo Comitê Estadual do Fogo – composto por representantes do Estado, União, terceiro setor e sociedade -, em evento apoiado pela Consulado Americano, em ocasião que foi  feita uma apresentação sobre a etapa de preparação do combate aos incêndios no bioma, com ênfase em etapas de treinamento e articulação de brigadas. 


 

Sobre o Instituto SOS Pantanal
Fundado em 2009, o Instituto SOS Pantanal é uma instituição sem fins lucrativos que promove a conservação e o desenvolvimento sustentável do bioma Pantanal por meio da gestão do conhecimento e da disseminação de informações sobre o ecossistema para governos, formadores de opinião, comunidades, fazendeiros e pequenos proprietários de terra da região, assim como à população em geral. Tem por missão, ainda, atuar permanentemente em prol da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.
https://www.sospantanal.org.br
Instagram: @sospantanal
Facebook: institutosos.pantanal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados