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sexta-feira, 2 de junho de 2023

Mês da Imunização - Coalizão Vozes do Advocacy lança campanha: Com a vacina, eu cuido da minha saúde e da saúde de toda sociedade.


Iniciativa visa alertar a população sobre a existência do calendário especial de vacinação para pessoas com diabetes

 

 

Você sabia que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde divulgados em 2019*, cerca de 2 a 3 milhões de mortes ao ano poderiam ser evitadas se a cobertura de vacinação tivesse maior alcance? De acordo com o levantamento do localizasus.saude.gov.br extraído em janeiro deste ano, em 2013, foram aplicadas 1.158.791 doses de vacina em pessoas com diabetes, em 2022, foram 950.006, uma redução de 18%, dado este relatado durante audiência pública**.

Para ajudar a reverter este panorama, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade promove a campanha: Com a vacina, eu cuido da minha saúde e da saúde de toda sociedade. O intuito é chamar a atenção do Ministério da Saúde para ampliar a estratégia de divulgação da vacinação para atingir mais camadas da sociedade, sensibilizar as pessoas com diabetes para a necessidade de manter as vacinas do seu calendário específico de vacinação em dia, bem como combater a combater a desinformação que circula sobre a vacinação a fim de estimular que a sociedade seja imunizada.

A imunização é uma estratégia imprescindível para saúde pública, prevenindo a disseminação de doenças e evitando epidemias. É uma ação que fortalece a resposta imune e coletiva, e por isso é tão importante termos acesso à informação do calendário de vacinação, principalmente para pessoas que precisam de tratamento contínuo, como o diabetes. 

No Brasil, segundo a Federação Internacional de Diabetes, há 16,8 milhões de pessoas com a condição.  A curto prazo, a hiperglicemia pode levar a maior suscetibilidade da pessoa com diabetes a desenvolver infecções devido à alteração na resposta imunológica inata e adaptativa****. Portanto, deve-se promover a imunização de pessoas com diabetes enquanto estratégia de proteção à saúde. 

Segundo Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade, “nossa expectativa é que possamos sensibilizar a sociedade sobre a importância da vacinação, informar as pessoas com diabetes que há um calendário de vacinação especial e educá-las sobre o acesso a cada uma das vacinas específicas, solicitar um esforço do Governo para sensibilizar todos os médicos a falarem com as pessoas que vivem com diabetes e obesidade sobre a imunização durante as consultas com seus pacientes, criar um plano de comunicação mais eficiente para aprimorar a adesão da população à imunização e estimular a criação de um calendário de vacinação em pessoas com obesidade”.

A campanha está disponível no site institucional da Coalizão Vozes do Advocacy com conteúdos sobre diabetes, obesidade e suas complicações, bem como o contato das organizações de todo o país, que fazem parte dessa iniciativa.

Para que a mensagem da campanha possa chegar até a população, foram solicitados espaços de mídia calhau para diferentes veículos de comunicação do Brasil. A campanha será integralmente veiculada nas redes sociais da Coalizão Vozes do Advocacy, com conteúdos veiculados também nas redes sociais das 24 organizações que a compõem e de instituições apoiadoras como sociedades médicas, organizações de pacientes parceiros, influenciadores digitais, deputados federais ligados à causa e personalidades de destaque no panorama nacional.


Com estratégia, planejamento, roteiro e conteúdo desenvolvidos pela Relações Públicas e mestra em Políticas Públicas, Mely Paredes, a campanha teve identidade visual e peças desenvolvidas pelo designer Pedro Heinen e textos construídos por Blanca Paredes, especialista em marketing. A captação e direção do mini documentário, VT e SPOT e vídeos para redes sociais são assinados pela Catraca Filmes, sob comando de Binho Ferronatto e Gustavo Mittelmann.


A iniciativa tem o apoio de: MSD e Sanofi.

 

Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade 

Com a participação de 22 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.

 

Mais informações podem ser acessadas no site: www.vozesdoadvocacy.com.br, nas redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.

 

 

Referências:

*Organização Mundial da Saúde: https://www.paho.org/pt/noticias/17-1-2019-dez-ameacas-saude-que-oms-combatera-em-2019#gsc.tab=0

** Câmara dos Deputados: https://www.youtube.com/watch?v=nyPZ3plZHRk

***Federação Internacional de Diabetes: https://diabetesatlas.org/

**** Jafar N, Edriss H, Nugent K. The effect of Short-term hiperglycemia on the innate immune system. Am J Med Sci. 2016; 351: 201-11

 

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