Saiba como a integração da
inteligência artificial e o buscador do Google podem alterar o modo como as
pesquisas são realizadasistock
O fácil acesso a diversas informações ao mesmo tempo tornou-se parte importante do cotidiano das pessoas, isso porque atualmente é possível realizar uma rápida pesquisa e conseguir as informações solicitadas em milésimos de segundos. Atualmente, o Google é amplamente conhecido por entregar mais de 90% dos resultados de pesquisas através de seu buscador, tornando-o o buscador mais visitado do mundo.
Os motivos para tal são variados,
desde um algoritmo de busca eficiente, capaz de processar e organizar as informações
de forma massiva e fornecer conteúdo de qualidade, bem como os recursos
adicionais atribuídos ao buscador para facilitar as pesquisas do usuário, ou
até mesmo a abrangente integração com outros serviços.
Na conferência anual de desenvolvedores, Google I/O 2023, realizada em maio, cujo tema foi inteligência artificial (IA), o Google apresentou uma versão experimental da pesquisa com respostas geradas por IA, o que pode vir a gerar uma significativa mudança no modo como obtemos as informações e como nos relacionamos com a internet de maneira expansiva.
Isso porque essa integração altera
o modo como o usuário recebe a resposta ao que procura, posto que permite que
os resultados da busca sejam mais personalizados, uma vez gerados a partir dos
comandos específicos fornecidos por ele, dado que a compreensão sobre o desejo
se torna mais ampla, fornecendo informações mais relevantes e específicas.
Além disso, a união pode auxiliar no modo como as respostas são geradas, possivelmente eliminando a possibilidade de clicar em diversos links para obter a informação desejada, bem como atribuir um novo sentido à busca por voz, tornando a pesquisa mais rápida e eficiente e também mais acessível.
Outro aspecto da conexão da IA na busca do Google é a possibilidade de pesquisa visual aprimorada, uma vez que a IA pode dispensar a necessidade de textos elaborados para obter as respostas desejadas, ferramenta útil ao realizar pesquisas sobre locais desconhecidos cujo nome o usuário não tem acesso, ou quando as informações que o indivíduo tem sobre algo são limitadas.
Nesse sentido, outro papel
importante que a IA pode desempenhar com essa integração é a possibilidade de
detecção e até mesmo o combate à desinformação, posto que a IA pode se utilizar
de algoritmos personalizados para identificar e combater notícias falsas ou com
informações equivocadas, permitindo que o usuário tenha maior segurança no
consumo das informações.
Vale ressaltar, no entanto, que é imprescindível levantar debates a respeito da relevância e de como o processo de integração da IA ao Google afeta questões de privacidade e transparência, principalmente considerando que, embora não seja uma invenção tão recente, após o descobrimento da internet e do que é a energia elétrica, a Inteligência Artificial traz consigo a possibilidade de acelerar as revoluções e atualizações tecnológicas do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário