Uma pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group mostra que 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos
No mundo dos negócios, é importante contar com uma rede de contatos estratégica, que irá te fornecer os melhores produtos para os seus clientes ou ajudará a desenvolver melhor a sua empresa. Ou seja, conhecer as pessoas ou o empreendimento certo auxilia no desempenho de quem deseja alcançar o crescimento dos seus negócios.
"O networking
é um dos principais pilares do empreendedorismo. Estabelecer e manter contatos
profissionais pode ser a chave para conseguir investidores, parceiros
comerciais e até mesmo mentores que possam oferecer orientação e apoio",
comenta o Mentor de Empresários, André Minucci.
Minucci explica que ter uma boa rede de contatos é fundamental para ter vantagem competitiva para a empresa. Além disso, é possível descobrir as próximas tendências de mercado e quais são as forças e fraquezas da concorrência. Uma pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group mostra que 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos, o que diz sobre a importância de ter as pessoas certas do seu lado.
Para construir um bom networking e fortalecer o seu negócio, o Mentor de Empresários dá algumas dicas. Mas antes, vamos entender o que é networking.
O que
é networking?
A palavra “Networking” vem do inglês e significa “rede”. No mundo profissional, o termo se refere à prática de estabelecer e manter contatos para obter informações, recursos, oportunidades de negócios e suporte mútuo. É uma atividade contínua que envolve a construção de relacionamentos com pessoas relevantes para o seu setor de atuação, bem como com outros empreendedores, investidores, clientes e profissionais influentes.
“O networking possibilita o compartilhamento de diferentes experiências e estratégias, que podem ser aplicadas ou adaptadas ao seu negócio. Além disso, a troca de informações e de ideias gera grandes oportunidades para o aumento da visibilidade do seu negócio”, destaca Minucci.
Há muitos benefícios em ter uma rede de contatos no mundo dos negócios. André Minucci comenta três vantagens do networking para empreendedores:
Acesso
a recursos e informações: Ter
uma rede de contatos sólida significa ter acesso a uma ampla gama de recursos e
informações valiosas. Seja em busca de fornecedores confiáveis, especialistas
em determinada área, ou começar um novo aprendizado, como um treinamento corporativo
oferecendo processos e ferramentas para que a empresa se torne produtiva e
eficiente.
Oportunidades
de negócios: Parcerias, colaborações, investimentos
e novos clientes são apenas algumas das oportunidades que podem surgir por meio
do networking eficaz. Conectar-se com outros empreendedores e profissionais
pode levar a sinergias benéficas para ambas as partes envolvidas.
Aprendizado
e desenvolvimento pessoal: O
networking oferece a oportunidade de aprender com outras pessoas, especialmente
aquelas que já alcançaram sucesso em suas áreas de atuação. Ao trocar
experiências e ideias com outros empreendedores, é possível adquirir novos
insights, habilidades e conhecimentos, além de receber orientação e conselhos
valiosos.
Como construir uma rede de contatos estratégica
Talvez a maior
dúvida sobre o networking seja: como construir uma rede de contatos
estratégica? Para responder essa pergunta, André Minucci comenta que é preciso
estar aberto a conhecer novas pessoas e novos métodos de trabalho. “O
networking vai muito além de só conversar ou se apresentar a um novo parceiro
comercial, é preciso mostrar que você tem algo a oferecer”, comenta.
A relação é muito parecida com uma venda, onde os dois lados são beneficiados com a troca de conhecimentos e o novo produto. Para isso, é necessário ser autêntico e causar a primeira boa impressão. André Minucci também dá algumas dicas de como desenvolver um bom networking:
Participar
de eventos e conferências do setor:
comparecer a eventos do seu setor de atuação e até uma área diferente é uma
ótima maneira de conhecer pessoas relevantes e estabelecer contatos. Palestras,
workshops e feiras de negócios oferecem oportunidades para interagir com outros
profissionais, compartilhar conhecimentos e estabelecer conexões valiosas;
Utilizar
as redes sociais profissionais: plataformas
como LinkedIn, por exemplo, são excelentes ferramentas para expandir sua rede
de contatos profissionais. Aproveite essas plataformas para se conectar com
outros empreendedores, participar de grupos de discussão, compartilhar seu
conhecimento e estar atualizado sobre as últimas tendências e oportunidades de
negócios;
Participar
de grupos e associações:
participar de grupos e associações permite que você conheça pessoas com
interesses semelhantes aos seus, fortalecendo seu networking e possibilitando o
compartilhamento de ideias e oportunidade;
Ofereça
ajuda: sempre temos algo para aprender e para
ensinar. Se identificar alguém que precisa de um “empurrãozinho” para alavancar
o seu negócio, ajude-o. Isso trará uma relação de confiança e reciprocidade.
“Com tantos benefícios, é importante investir tempo e esforço na construção e manutenção de relacionamentos profissionais, pois eles podem ser a chave para o sucesso do seu empreendimento. Além disso, o networking pode te ajudar futuramente a conseguir novos clientes ou a entrar em um novo mercado”, finaliza Minucci.
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