Pesquisa foi feita com mais de 25 mil consumidores em 10 países mostra quatro tendências do mercado de saúde
Para entender as últimas mudanças nas expectativas,
atitudes e comportamentos em saúde e bem-estar, o Grupo Allianz Partners
realizou, em fevereiro de 2022, uma pesquisa com mais de 25 mil consumidores em
10 países, incluindo o Brasil. Os resultados mostram quatro tendências que se
intensificaram com a pandemia, especialmente pela mudança das nossas relações
com as tecnologias. Confira abaixo:
A primeira tendência está em uma mudança
médica. O que se notou nos últimos anos foi um aumento de
doenças crônicas, problemas de saúde mental, impulsionados pelo envelhecimento
da população, estilos de vida sedentários, dietas pobres, pressões sociais
etc., bem como o retorno de doenças infecciosas e pandemias.
Com isso, 47% dos estudantes da Geração Z, entre 18
e 25 anos, se preocupam com problemas de saúde mental. Já 48% das famílias com
filhos se preocupam com Covid-19 ou outros vírus.
A segunda tendência está em uma mudança de
comportamento. Estamos testemunhando a transformação do
“paciente” em um “consumidor”, isto é, aquele que esperava passivamente para
ser tratado passa a fazer escolhas ativas para determinar seus próprios
cuidados.
Quando falamos em saúde preventiva, o Brasil lidera
o ranking entre os pesquisados. Dentro desse padrão, por exemplo, 60% dos
pacientes com mais de 65 anos possuem interesse na triagem precoce para
prevenir o aparecimento de condições às quais tenha alguma vulnerabilidade
particular, seja por razões hereditárias ou de estilo de vida.
A terceira tendência está em uma mudança
tecnológica. A saúde remota se transformou em uma realidade e o
aumento no uso da telemedicina foi acelerado pela pandemia de Covid-19. No
Brasil, nota-se um aumento no uso de teleconsultas e entregas de
medicamentos.
Por exemplo, 20% das famílias com filhos utilizaram
a entrega de medicação em atendimento domiciliar e os brasileiros foram os que
mais procuraram os serviços entre os pesquisados. Isso também se reflete em
outros campos, como no aumento do uso do serviço de terapia remota e online e
no uso da telemedicina para atendimentos simples e para a triagem inicial do
atendimento.
A quarta tendência se dá em uma mudança
tecnológica. Chegamos em um momento de controle
hiperpersonalizado impulsionado por dados. O uso de tecnologias que permitem o
monitoramento de uma variedade de métricas modificou a relação das pessoas com
a sua saúde, o seu monitoramento de atividades físicas e o conhecimento de seu
próprio corpo.
O saldo final é uma população mais atenta à sua
saúde de forma completa, preocupada desde o monitoramento cotidiano de seu
corpo até a preocupação com o atendimento médico nas redes públicas e privadas,
bem como uma integração mais ampla de tudo isso com os dispositivos
eletrônicos.
Há mais atenção com a saúde, porém também há mais
busca por praticidade e atendimento rápido e seguro. É uma balança ampla e
esses dados ajudam a criar nossas possibilidades de atendimento e adesão desses
consumidores.
Confira o infográfico para mais detalhes e dados.
https://www.alliaz-partners.com.br/
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