Pesquisar no Blog

terça-feira, 13 de junho de 2023

Estação Itaquera recebe ação para conscientizar sobre doença que atinge mais de 16 milhões de brasileiros

ADJ Diabetes Brasil promove evento que conta com testes de glicemia gratuitos, questionário de avaliação de risco e orientações profissionais

 

No próximo dia 16, a estação Corinthians-Itaquera do metrô será palco do lançamento da campanha Diabetes no Alvo. Idealizada pela ADJ Diabetes Brasil, a iniciativa tem como objetivo conscientizar e sensibilizar os passageiros de uma das mais movimentadas estações de São Paulo sobre a importância de se realizar o teste de glicemia precocemente e evitar complicações causadas por um diagnóstico não conhecido do diabetes. 

Agentes de saúde estarão na estação, entre 9h e 16h, realizando os testes de glicemia, a aferição de peso, altura e circunferência abdominal, a aplicação de questionário para avaliar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 nos próximos 10 anos, além das primeiras orientações. A participação é gratuita e quem estiver passando por lá também poderá tirar fotos em um painel instagramável, com cunho educativo, disponibilizado no local. 

“O evento visa conscientizar e levar o máximo de informações sobre esta condição que atinge mais de 16 milhões de brasileiros, fazendo do país o 5º no mundo com maior prevalência de diabetes. É uma iniciativa necessária, já que um em cada dois adultos no mundo não tem o diagnóstico, segundo o Atlas da Federação Internacional da Diabetes (IDF) de 2021”, afirma Dr. Ronaldo Pineda Wieselberg, vice-presidente da ADJ Diabetes Brasil e professor de Endocrinologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

A doença

O diabetes é uma condição crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Esse aumento pode acontecer devido a defeitos na secreção ou na ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, cuja principal função é favorecer a entrada da glicose nas células para gerar energia. 

Os casos mais comuns são de diabetes tipo 1 e o tipo 2. O tipo 1 costuma acometer crianças e adolescentes e é considerado uma doença autoimune, pois o sistema imunológico ataca as células beta e faz com que o pâncreas pare de produzir insulina. O tipo 2 é a forma mais comum da doença. Representa 90% dos casos e surge quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou até mesmo não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. 

Um dos principais fatores de risco para se desenvolver diabetes tipo 2 é a obesidade, conforme explica o vice-presidente da ADJ Diabetes Brasil: “Além da obesidade, existem outras condições a serem observadas, como a hereditariedade, a má alimentação, o sedentarismo e a pressão alta. Ao ser diagnosticada com diabetes, a pessoa precisa fazer algumas adaptações na rotina, especialmente no que diz respeito à alimentação e à prática de exercícios físicos”.

A Campanha Diabetes no Alvo será realizada em parceria com a Merck Brasil e conta com o apoio da Roche e do Metrô de São Paulo. Para participar, basta comparecer à linha Corinthians Itaquera, no dia 16, entre as 9h e às 16h.


 Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 1980, a ADJ Brasil Diabetes é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover educação para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade. A entidade atende pessoas com todos os tipos de diabetes e oferece, de forma gratuita, uma ampla gama de serviços nas áreas de enfermagem, nutrição e psicologia, entre outros. Desde 1999, a ADJ é membro da International Diabetes Federation (IDF). Para conhecer mais, acesse o site da ADJ.

 

Campanha Diabetes no Alvo

Endereço: Estação Corinthians Itaquera do metrô

Data: 16 de junho de 2023

Horário: das 9h às 16h

Participação gratuita



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados