Costumo dizer, concordando com outros autores, que empreender é como se jogar de um penhasco e construir o avião durante a queda. Sim, empreender é aventura, é desbravar o novo e enfrentar o desconhecido. No entanto, nada disso pode ser feito de forma desleixada. Quem tenta empreender sem planejamento e preparo pode acabar como um submarino à deriva no fundo do mar, sem possibilidade de tornar à superfície.
O recente caso do submarino que
desapareceu ao levar tripulantes em uma “excursão” aos destroços do Titanic, a
3,8 mil metros de profundidade, no meio do Oceano Atlântico, chama bastante
atenção sob diversos aspectos. Com uma viagem que custa 250 mil dólares por
passageiro – mais de 1 milhão de reais – e com estoque de oxigênio limitado,
era de se esperar que a viagem fosse melhor planejada. Enquanto escrevo este
artigo, a embarcação segue desaparecida e sem comunicação. Ora, quem se propõe
a levar outras pessoas a um lugar tão inóspito, com tantos riscos, deveria se
precaver para diminuir as adversidades. A comunicação com a terra é um dos
principais pontos. Sistemas de segurança que auxiliassem o retorno à
superfície, também. Parece que nada ou pouco disso foi pensado com detalhes
pelos desenvolvedores – a começar pelo controle da embarcação ser feito por um
joystick de vídeo game...
A situação, que esperamos se resolva
da melhor forma, traz diversos ensinamentos para o mundo do empreendedorismo.
Como já dito, empreender é aventura, sim, mas não sem responsabilidade. Para
iniciar um projeto, é preciso estudar, adquirir conhecimento, preparar-se e
planejar. Todas essas etapas ajudam a diminuir as chances de falha e aumentar o
índice de sucesso. Você não conseguirá construir seu avião durante a queda, se
não souber como fazê-lo, correto? Este é o ponto. Entrar na aventura apenas
pela aventura é puro devaneio, que pode se tornar uma grande frustração.
É grande o número de pretensos
empreendedores que se lançam em uma jornada sem o preparo ou o planejamento
necessários. Por isso que os índices de mortalidade de empresas são tão grandes
nos primeiros anos de atividade. Muitos empreendedores não têm o conhecimento
necessário, por exemplo. E aqui não falo apenas em conhecimento acadêmico, mas
aquele sobre o mercado, o produto, a concorrência, o público consumidor. Todos
esses pontos auxiliam a traçar as melhores estratégias de atuação e a planejar
melhor os rumos do negócio.
É claro que o submarino perdido no
fundo do mar foi construído com tecnologia moderna. Parece, no entanto, que
alguns “detalhes” importantes foram preteridos, principalmente no que concerne
à segurança dos viajantes. Resta esperar que a embarcação seja encontrada a
tempo e que a lição seja aprendida – pela empresa e por qualquer pessoa que
queira empreender: planejamento é essencial para qualquer aventura, sob pena de
os intentos serem infrutíferos ou mesmo resultarem em morte (de negócios ou de
pessoas).
Janguiê Diniz - Fundador e presidente do
Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto
Êxito de Empreendedorismo
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