Em 2022 o ticket médio foi de R$ 242,00, para este ano, a companhia prevê um aumento de 29%, para R$ 312,00. Freepik |
Levantamento da companhia estima alta do ticket médio nas
compras intermediadas por anúncios online, com maior parte das conversões
vindas do público masculino
Responsável por grande parte do movimento
no e-commerce ao longo do mês de junho, o Dia dos Namorados deste ano deverá
impulsionar os gastos dos brasileiros, em sua maioria entre os homens, em
relação à data celebrada em 2022. É o que aponta um levantamento da Rakuten
Advertising, especializada em tecnologia para publicidade e marketing digital.
Tendo como base as compras via internet
intermediadas por anúncios online e motivadas pelo Dia dos Namorados do ano
passado, o ticket médio – estimativa do valor gasto por cada consumidor – foi
de R$ 242,00. Para este ano, a companhia prevê um aumento de 29%, para R$
312,00.
“Com os mais recentes aperfeiçoamentos no
setor de e-commerce, especialmente na agilidade da entrega, o brasileiro hoje
consegue realizar suas compras -- mesmo aquelas de última hora -- de forma 100%
digital. A tendência é que com as facilidades de pagamento e frete, o consumidor
se sinta mais confiante para gastar um pouco mais no presente, ao passo que os
anunciantes ampliam os investimentos em publicidade online para estimular a
conversão”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.
Considerando a performance do ano passado,
um estudo da Neotrust, apontou que o número de vendas digitais na data cresceu
9,8% em relação a 2021. No período de 28 de maio a 11 de junho de 2022, foram
realizadas 15,4 milhões de compras online, com um faturamento total de R$ 6,5
bilhões – 0,3% acima do valor de 2021.
Para 2023, a expectativa é por uma
continuidade desse crescimento, dentro da média dos últimos três anos. Além
disso, a alta na procura por presentes para a pessoa amada deve fazer com que o
número de cliques aumente em 200 mil neste ano, uma variação positiva de 20% em
relação ao ano passado, aponta levantamento da Rakuten Advertising.
Os
presentes que estarão em alta
As categorias de vestuário e acessórios,
eletrônicos de consumo e lojas de departamento costumam ocupar as primeiras
posições no gosto do brasileiro na hora de presentear para o Dia dos Namorados.
Em 2023, compradores online devem procurar também marcas especializadas em
presentes, já que cestas de café da manhã, chocolates e flores devem figurar
entre os itens mais buscados, assim como perfumes, cosméticos, roupas, calçados
e eletrônicos, de acordo com a Rakuten Advertising.
Outro ponto que deverá chamar a atenção é a maior concorrência em torno do Dia dos Namorados e outras datas especiais, já que nunca antes o consumidor teve acesso a tamanha variedade de produtos e preços sem sair de casa.
“Estratégias de marketing digital são fundamentais não só no
momento da conversão, mas também para guiar o consumidor até as páginas de
vendas. Táticas de fidelização como cashback, ao lado de boas práticas do setor
de afiliados, devem estar mais presentes do que nunca para atrair o
consumidor”, afirma Tanisho.
global.rakuten.com/corp
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