Levantamento
exclusivo da ClearSale, realizado entre 29 de maio e 12 de junho, mostrou que o
ticket médio das compras fraudulentas foi de R$1.183
De acordo com levantamento exclusivo da ClearSale,
empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, neste
ano, o Brasil registrou 2,8% no valor total de tentativas de fraude no comércio
eletrônico no Dia dos Namorados. O dado equivale a R$ 96 milhões em
fraudes evitadas no varejo virtual, redução de 40% no comparativo com
2022. No período de 29 de maio até 12 de junho, a empresa analisou quase
R$ 3,5 milhões em pedidos no e-commerce, o ticket médio da fraude foi de
R$1.183.
A redução das tentativas de fraudes no e-commerce é
um fenômeno que vem sendo observado em outras datas sazonais do varejo. “Neste
semestre, temos acompanhado uma leve desaceleração do e-commerce, que pode ser
explicada por fatores como o endividamento da população, então é natural que
haja queda também nas tentativas de fraude”, explica Marcelo Queiroz, head de
Estratégia e Novos Mercados da ClearSale.
Apesar do cenário desafiador, o especialista
acredita que o acesso à informação e a conscientização do consumidor sobre
tentativas de fraudes, e como evitá-las, também tenham contribuído para a
redução. “O combate aos golpes é um trabalho efetivo, tendo em vista que o
ticket médio de pedidos bons foi 10,9% maior do que no ano anterior”, avalia
Queiroz.
Categorias
Entre as categorias de Dia dos Namorados que mais
sofreram tentativas de fraude neste ano estavam: eletrônicos (3,9%), com ticket
médio de R$2.610; celulares (3,9%), com R$ 2.758; games (3,5%), com ticket
médio de R$ 1.982, e, por fim, informática (2,7%), com R$ 2.668.
Regiões
A região Norte registrou o maior índice de
tentativas de fraude do país, com 4,1% e ticket médio de R$ 1.353; o segundo
lugar ficou com o Nordeste, com 3,7% e ticket médio de R$ 1.226. As regiões
Centro-Oeste e Sudeste ficaram empatadas, ambas com 2,8%, todavia, a primeira
obteve ticket médio de R$ 1.418 e a segunda fechou com R$ 1.119.
MarketPlace
Ainda de acordo com o levantamento, o setor
apresentou 3,6% em tentativas de fraude, com mais de R$ 1 milhão em valor total
de pedidos realizados. No Dia dos Namorados, o ticket médio da fraude no MarketPlace
foi de R$ 2.004, enquanto o de pedidos bons foi de R$ 792. Vale ressaltar que essa
diferença, no entanto, não pode ser considerada surpreendente, já que
fraudadores buscam produtos mais caros e com maior liquidez, segundo a
ClearSale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário