Débora Brum,
fonoaudióloga empresarial e consultora especialista em comunicação humana,
destaca a importância da comunicação não violenta como ferramenta para evitar
essas ocorrências
À medida que a promoção de ambientes de trabalho
saudáveis se tornou uma preocupação constante das companhias, novas normativas
seguem sendo implementadas para garantir, por lei, que o respeito esteja na
rotina corporativa. A exemplo disso, recentemente, entrou em vigor uma nova
portaria do Ministério do Trabalho, que determina que todas as ocorrências de
assédio moral sejam direcionadas à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
(CIPA).
No entanto, de acordo com Débora Brum,
fonoaudióloga empresarial, palestrante e consultora especialista em comunicação
humana, o êxito no combate a essas práticas ainda depende da
forma como os colaboradores de uma companhia estabelecem a sua comunicação.
“Seja em atividades rotineiras ou em momentos
difíceis, somos responsáveis pelo que falamos; e tão importante quanto saber o
que falar, é a maneira como isso é feito. Nesse sentido, temos que fazer uso da
comunicação assertiva. Ela consiste, entre vários pontos, ter atenção ao tom de
voz e à linguagem corporal, na postura empática, em saber escutar e escolher
palavras que reforcem a linguagem positiva, evitando críticas e julgamentos”,
explica Débora, responsável por ministrar o treinamento “Estratégias de
comunicação humana na prevenção ao assédio moral”.
Configurando uma série de situações que resultam em
violência psicológica no ambiente de trabalho, tais como humilhação,
xingamentos, cobranças exageradas, isolamento e tratamento diferenciado, o
assédio moral pode trazer sérias consequências às vítimas desses episódios,
sendo as mais comuns a depressão, a desmotivação, baixa produtividade, crises
de ansiedade e doenças psicossomáticas. Portanto, segundo a fonoaudióloga, é
imprescindível que as empresas adotem práticas que desconstruam esses
comportamentos.
“Para prevenir o assédio moral, não basta ter um
manual de boas práticas, é preciso falar com frequência sobre o assunto e, para
isso, os treinamentos de comunicação humana são sempre bem-vindos. É uma
maneira de mostrar como as pessoas podem aperfeiçoar sua forma de falar e como
isso impacta diretamente na qualidade dos relacionamentos. Muitas vezes, quem
pratica o assédio não se dá conta disso, da mesma maneira que quem sofre, não
sabe como lidar. Por isso, é importante elucidar essas questões, evidenciar que
são cabíveis de punição, assim como dar voz àquelas que vivenciam essas
situações e acolhê-las para que não tenham medo de reportar os episódios de
violência”, enfatiza a especialista.
Débora Brum
- Profissional com mais de 17 anos de experiência em
treinamentos e palestras sobre comunicação humana, Débora Brum é fonoaudióloga
com Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM/RS) e Especialização em
Voz (CEV/SP). Palestrante e escritora, autora do best seller
"Comunicação Assertiva - Aprenda a arte de falar e influenciar", a
especialista é atualmente sócia-diretora da Comunicativa Fonoaudiologia
Empresarial.
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