Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de junho de 2023

4 maneiras simples de fazer reaproveitamento de água em casa

  

Aprenda como construir um sistema caseiro para reaproveitar a água da máquina de lavar e economizar em áreas da casa, como no chuveiro e até na cozinha.  


 

Você sabia que dá para fazer o reaproveitamento de água em diferentes lugares da casa? Tomando algumas atitudes simples, você estará contribuindo com a redução do desperdício e, de quebra, vai economizar algum dinheiro ao proteger este recurso que está cada vez mais escasso no planeta.  

 

Para se ter uma ideia, dados levantados peloInstituto Trata Brasilem 2022 revelam que o país perde cerca de 40% de toda a água potável captada, um desperdício que seria suficiente para abastecer milhares de lares brasileiros.  

 

Com o objetivo de te ajudar na missão de evitar o desperdício, o Cada Casa um Caso listou quatro áreas da casa onde você pode economizar o recurso no dia a dia. Veja: 

 

1. Como reaproveitar água da máquina de lavar 

 

Quando o assunto é reaproveitamento, a água que sobra da máquina de lavar (e quanta água!) pode ser usada para lavar áreas internas e externas da casa, dar descarga e lavar o banheiro. Veja algumas formas de fazer isso, a seguir:  

 

·        para coletar essa água, você pode direcionar a mangueira da máquina para o tanque e deixá-lo fechado. Depois, basta recolher a água e armazená-la em baldes para o reuso;  

 

·        se a sua máquina tem a função de aviso (de quando termina a lavagem), essa é a hora de retirar a água usada no processo. Procure colocar a mangueira em um recipiente com espaço suficiente para o armazenamento;     

·        existem, ainda, alguns sistemas simples que podem ser montados em casa para coletar e armazenar a água da máquina de lavar. Aprenda como fazer um nesse GUIA ESPECIAL 

 

2. Otimização da água do banho e menos tempo de chuveiro 

 

Essa é uma forma mais simples para quem deseja começar. Se você tem chuveiro a gás, por exemplo, pode colocar um balde para captar aquela água que sai no início antes dele chegar na temperatura ideal. Mas existem muitas outras formas: 

 

·        quem tem outros tipos de chuveiro, pode deixar alguns baldes no box durante o banho. Essa água economizada pode ser utilizada na limpeza residencial e até para dar descargas. 

 

·        Mudar hábitos da casa, como tomar banhos mais rápidos e menos quentes ou se ensaboar com o registro fechado, podem fazer uma grande diferença, já que um banho de 15 minutos pode consumir até 135 litros de água. 

 

·        Outra saída é instalar um redutor de pressão. Eles são fáceis de instalar e ajudam na economia de água de torneiras e chuveiros. 

 

Gostou? Confira então dicas detalhadas sobre economia no banho, NESSE ARTIGO 

 

3. E na cozinha? Sim, dá para reaproveitar! 

 

Isso mesmo, trouxemos alguns exemplos sobre como fazer oreuso da água que utilizamos no coração de muitas casas: a cozinha.  

 

·        A água de cozimento e molho de alimentos pode ser usada para regar as plantas, basta esperar que esfrie. Isso ajudará as mudas a crescerem mais fortes, pois o líquido contém algumas vitaminas. 

 

·        Já o líquido utilizado na lavagem de frutas ou vegetais pode ser amparado em uma bacia e depois auxiliar na limpeza de algumas partes da sua casa e, se for pura (sem sabão ou água sanitária), pode ser usada para regar plantas. 

 

4. O reaproveitamento de água da chuva 

 

Bastante difundida, essa ação pode ser feita de duas maneiras. O lado bom é que, por ser mais pura, essa água pode ser usada até para regar plantas! 

 

·        Utilizar a água da calha do telhado é segunda forma. Basta instalar um filtro para reter o material sólido, como folhas, fezes de pássaros e outros, para depois direcionar com dutos a água da calha para um reservatório. 

 

·        O reaproveitamento de água da chuva pode ser feito com a instalação de um sistema especializado, geralmente vendido por empresas. Essas instalações fazem a filtragem da água e a mantém em um reservatório; 

 

Ideias de como fazer o reaproveitamento de água anotadas? Então é hora de colocá-las em prática, repensando o consumo de água e retribuindo ao planeta as riquezas recebidas. 

 

 

Cada Casa, um Caso

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados