Virou uma verdadeira febre entre as mais diversas profissões utilizar os recursos da internet para impulsionar os negócios na carreira. Médicas, advogadas, terapeutas, economistas... enfim, todas as profissões podem se beneficiar desses recursos, desde que resguardados os critérios dos códigos de conduta de cada profissão, principalmente quem atua com advocacia.
Ter uma presença digital ajuda profissionais a se
comunicar com um potencial de 171,5 milhões de usuários brasileiros, segundo
Pesquisa RD Station de 2022, que utilizam essas plataformas para fazer contato
e, em muitos casos, alavancar negócios.
Além disso, a comunicação e os serviços via
internet prometem crescer no futuro. E é preciso se preparar para essa
tendência. Conforme o banco internacional de estatísticas – Statista – até
2026, o Brasil terá 87,09% da população na rede. Esse mesmo levantamento aponta
que as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros são: YouTube (89%),
Instagram (85%), Facebook (84%), TikTok (49%), Pinterest (37%), Twitter (36%),
Linkedin (35%), Snapchat (15%), Twitch (9%), Reddit (6%), Tumblr (5%), Hello (3%),
Flickr (2%), Quora (2%), WeChat (2%), MeWe (1%) e outros (7%).
Mas, atualmente, antes de empreender na internet, é
fundamental também verificar se o plano de negócios, que vai definir e
estruturar diversos aspectos de uma empresa, está em dia. Isso é o que dará
clareza para que, no digital, a profissional também se destaque.
Será necessário definir qual a missão da sua
empresa, qual o ramo se pretende atuar, quem é o público alvo, quais são os
valores monetários e como pretende atrair clientes, são etapas que organizam e
dão direção ao empreendimento.
Outro fator a considerar é que de nada adianta ter
muitos seguidores na internet se os clientes são escassos. Para fidelizar, é
imprescindível um bom atendimento. Tratá-los com qualidade, demonstrar conhecimento,
mas também ouvir a necessidade e demonstrar que as condições de resolver as
situações é o que garantem que o cliente volte.
E lembre-se: se o cliente procura um profissional,
não é por acaso. Significa que foi motivado por alguma dor ou necessidade.
Assim, quanto mais condições você demonstrar de resolver problemas, mais
sucesso você terá!
Mas voltando aos recursos que a internet
proporciona, é notável o quanto o marketing digital pode ajudar muitas pessoas.
No início de um escritório ou empresa, não haverá
muitas possibilidades de investimento em marketing pago. Dessa forma, o ideal é
usar as ferramentas mais comuns e apostar em um conteúdo útil para todos. Faça
vídeos, lives, posts, que informem as pessoas sobre o que é a sua atuação, em o
quanto pode ajudar e como pode ser efetivo na resolução do problema que ela
está buscando.
Se você aparecer e criar sua autoridade diante das
pessoas, elas provavelmente vão lembrar de você quando estiverem passando uma
situação que precise do seu trabalho.
Então, não tenha vergonha, APAREÇA e mostre a que
você veio! Por fim, leve esse conselho para a vida: seja persistente, demonstre
seu conhecimento e agarre as oportunidades que aparecem! Você terá resultados
apenas se persistir naquilo que idealizou.
Isabela Brisola - advogada
previdenciária, sócia-fundadora do Brisola Advocacia.
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