Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de março de 2023

Transtorno Bipolar: entenda mais sobre essa doença que afeta milhares de pessoas no mundo inteiro


Psicólogo explica como reconhecer os sintomas e alerta para a necessidade do diagnóstico precoce


30 de março é o Dia Mundial do Transtorno Bipolar e o principal objetivo da data é chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce, além de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de quebrar estigmas acerca desse tema. O Transtorno Bipolar é uma doença crônica que se caracteriza por mudanças comportamentais marcadas por fases de depressão e mania que ocorrem, de forma geral, sem uma causa aparente, no entanto, gera bastante sofrimento e diversas consequências negativas na saúde e na vida dos indivíduos que desenvolvem a enfermidade. 

Na fase depressiva, a pessoa acometida costuma apresentar quadros de ansiedade e irritabilidade, podendo buscar o isolamento social. Já na fase denominada mania, há uma expansão do humor, o indivíduo fica mais falante, com mais energia - energia fora do comum - além de apresentar comportamentos compulsivos. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno Afetivo Bipolar atinge atualmente cerca de 140 milhões de pessoas no mundo e é considerado uma das principais causas de incapacidade. Os jovens entre 15 e 25 anos são os mais afetados, porém, o quadro também pode se manifestar tardiamente entre 45 e 55 anos. 

Segundo o professor do curso de Psicologia da UNINASSAU Paulista, Cleyson Monteiro, é fundamental esclarecer que a bipolaridade não se trata apenas de uma simples mudança de humor, e sim de uma doença de efeito prolongado, mas que pode ser controlada, porém quando não tratada, afeta a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. 

“ Quando um adoecimento mental é descoberto e tratado de maneira precoce, maiores são chances do paciente ter a remissão da doença. O tratamento do Transtorno Bipolar é feito pela interação da psiquiatria com a psicoterapia, desta forma, é essencial buscar o quanto antes a ajuda de profissionais especializados assim que os sintomas do distúrbio - como as alterações no comportamento - se apresentarem. A sociedade precisa entender que essa patologia causa sofrimento não só para o paciente, como também, para as pessoas que o rodeiam, esses indivíduos precisam ser acolhidos e tratados", Explica Monteiro. 

Apesar de não haver uma causa concreta, fatores ambientais e genéticos podem aumentar as chances do desenvolvimento da doença. 

 

Confira os principais sintomas das duas fases: 

Fase depressiva:
 

- Alterações do apetite com perda ou ganho de peso; 

- Humor depressivo na maior parte do tempo; 

- Fadiga; 

- Apatia, perda de interesse ou prazer; 

- Sentimento de culpa ou inutilidade; 

- Cansaço mental; 

- Isolamento social e/ou familiar; 

- Ansiedade e irritabilidade.

 

Fase Mania: 

- Autoestima inflada, autoconfiança e delírios de grandeza;

 - Redução do sono; 

- Fala rápida, em tom alto; 

- Gestos excessivos, podendo se ter fuga de ideias; 

- Comportamentos impulsivos; 

- Agitação psicomotora; 

- Aumento da sociabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados