Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de março de 2023

Métodos de estudo para se destacar no Enem 2023

Especialista elenca as formas mais eficazes de se preparar para a prova

 

Milhões de vestibulandos sonham em ingressar na universidade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova anual que acontece em dois dias, no segundo semestre do ano, contendo 180 questões objetivas e uma redação. A maioria dos candidatos se prepara durante todo o ano letivo, o que exige persistência e métodos eficazes para se destacar.

Criada para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, é composta por questões de diferentes níveis de dificuldades: das mais fáceis às mais difíceis. Para obter bons resultados no exame, é necessário identificar os erros cometidos anteriormente e trabalhar para corrigi-los. Paulo Victor Scherrer, diretor de Growth na Gama Ensino e professor de Biologia na  Gama Pré-Vestibular, lista as técnicas mais eficazes para conquistar bons resultados na prova. Veja abaixo:

 

  • Utilizar o resultado da prova anterior como referência  

Esse resultado é um indicador fiel de quais áreas precisam de mais atenção para melhorar a performance do aluno. A lógica é simples: para obter resultados melhores, é necessário identificar os erros cometidos anteriormente e trabalhar para corrigi-los.

 

  • Fazer simulados e as provas antigas do Enem 

Esses materiais oferecem uma oportunidade única para o aluno se familiarizar com as habilidades que estão sendo cobradas, compreender os conteúdos que são abordados com maior ou menor frequência e mapear os erros que precisam ser corrigidos antes da prova oficial. Lembrar que o Enem é composto por questões, e, portanto, a parte mais importante dos estudos é a resolução das perguntas sobre os assuntos abordados. 

 

  • Treinar a redação constantemente 

O primeiro texto nunca será o melhor texto, mas ele serve de base para entender como melhorar para os próximos. Entender as 5 competências que guiam a prova e como minimizar os erros em cada uma delas é a chave para um bom domínio do modelo de texto que deve ser escrito. 

 

  • Ter um plano de estudos bem definido, com metas e prazos realistas 

O aluno deve estabelecer um ritmo constante e equilibrado de estudos, dedicando tempo suficiente para cada disciplina e evitando sobrecarregar-se. O aluno deve se desafiar e testar seus conhecimentos diariamente, analisando cuidadosamente as questões e aprendendo com os erros cometidos.

 

  • O aluno tem que viver o mundo real 

Os temas abordados pelo Enem são sempre associados ao cotidiano da sociedade. Conhecer a realidade e se manter informado são fundamentais para uma construção argumentativa coerente na redação.

Paulo explica que, para o aluno que está se preparando para o vestibular, é essencial ter em mente que a trajetória de estudos é uma jornada individual e que cada um deve seguir o seu próprio caminho. “Lidar com essa montanha russa de emoções é uma tarefa complexa, exige muita resiliência e força de vontade”, pontua.

Para o professor, é importante cultivar uma mentalidade positiva, enxergando cada dificuldade como uma oportunidade para aprender e crescer. “Ler e assistir aulas são processos importantes, mas não devem ser a maior parte dos estudos. A preparação para o vestibular exige uma boa dose de esforço e disciplina, mas também deve ser uma jornada prazerosa e gratificante, na qual o aluno possa aprender e crescer como estudante e como pessoa”, finaliza. 



Gama Pré-Vestibular
gamaprevest.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados