Pesquisa do PUCPR
Carreiras analisou mais de 2 mil vagas de trabalho publicadas no portal de
carreiras da Universidade e indica tendências para o mercado de trabalho
Durante a pandemia de Covid-19, o mercado de
trabalho viu uma valorização das soft skills. Antes consideradas um
diferencial, as habilidades ligadas ao comportamento humano, relacionadas ao
modo como o profissional lida com as próprias emoções e com o outro,
tornaram-se tão importantes quanto competências técnicas. Passado o auge da
crise sanitária, no entanto, o cenário tem mudado.
Foi o que apontou um levantamento do Observatório
de Carreiras e Mercado, do PUC Carreiras, área da Pontifícia Universidade
Católica do Paraná (PUCPR) voltada a atender as demandas de estágios, empregos
e carreiras dos estudantes e ex-alunos da instituição. Em 2020, 61% das
habilidades exigidas pelas vagas publicadas no portal de carreiras da
Universidade por empresas parceiras eram soft skills, contra 39% que se
referiam a hard skills. Já em 2021, o percentual caiu para 44% e subiu para
56%, respectivamente.
“Se por um lado as tendências apontam para um
cenário no qual as organizações têm buscado cada vez mais olhar para as
competências comportamentais com mais atenção, por outro, vemos uma enorme
expansão nas oportunidades tech, o que faz com que as vagas demandem maior
número de habilidades técnicas voltadas ao setor”, explica Luciana Mariano,
coordenadora do PUC Carreiras.
Nas 2,2 mil vagas divulgadas em 2021, habilidades
tech foram citadas mais de 1,3 mil vezes como requisito para a colocação. São
competências como linguagem de programação, desenvolvimento de softwares e
modelagem de dados.
Habilidades mais buscadas – No geral, de acordo com
as vagas ofertadas por empresas parceiras no portal de carreiras do PUCPR em
2021, as soft skills mais buscadas pelos empregadores são proatividade,
organização e comunicação. As hard skills mais solicitadas, por outro lado, são
domínio da língua inglesa, conhecimento de pacote Office e Excel
intermediário.
O PUC Carreiras também analisou os dados de
pesquisas de acompanhamento de empregabilidade realizadas com 2,5 mil
estudantes, 4,4 mil egressos e 885 empregadores e constatou quais são as
habilidades mais relevantes no dia a dia desse público.
Para as empresas, as principais são: 1)
relacionamento interpessoal (15,5%); 2) solução de problemas (14,7%); e 3)
comunicação escrita (9,3%). Os egressos da Universidade, por sua vez,
consideram as seguintes competências: 1) solução de problemas (13,6%); 2)
relacionamento interpessoal (11,5%); e 3) comunicação oral (10,2%). No
entendimento dos estudantes, as três principais habilidades são: 1) solução de
problemas (16,6%); 2) comunicação oral (13,1%); e 3) relacionamento
interpessoal (12,7%).
Diploma importa – O Observatório de Carreiras e
Mercado ainda realizou entrevistas em profundidade com profissionais da área de
Recursos Humanos (RH), que revelaram que o diploma de Ensino Superior continua
importando para os empregadores. Outro insight interessante foi o fato de que,
mesmo não sendo um critério de corte no momento da seleção, experiências
vivenciadas pelos acadêmicos durante a faculdade são consideradas diferenciais,
como participação em projetos de iniciação científica, intercâmbios e
participação em oficinas.
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