Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de março de 2023

ENEM 2023: preparação para o exame começa agora

Especialista do Sistema de Ensino pH, Diogo D’Ippolito dá dicas para quem está se preparando ou quer melhorar a pontuação em 2023


 

Dedicação, planejamento e foco. No vocabulário do vestibulando, essas palavras são essenciais para quem está se organizando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Planejar-se com antecedência, criar um cronograma de estudos e, principalmente, usar o tempo disponível a favor do estudo são passos essenciais para todo estudante obter desempenho na avaliação. O ENEM 2023 ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro.

 

No intuito de ajudar o vestibulando, Diogo D’Ippolito, autor do Sistema pH e gerente do curso pH, separou algumas dicas para ajudar os jovens a criarem bons hábitos de estudos que rendam o ano inteiro. Confira a seguir:

 

Melhor performance nos dois dias de prova

Para os alunos que farão a prova pela primeira vez, a melhor dica, de acordo com Diogo, é treinar ao máximo as provas de anos anteriores. Simular provas antigas – inclusive se colocando em condições similares de tempo, recursos e espaço do dia oficial – traz segurança aos alunos e alunas. Trata-se de uma estratégia fundamental para entender o perfil das questões (enunciados e alternativas) e buscar as melhores estratégias para resolvê-las.

 

Novos hábitos para se dar bem

Segundo Diogo, a melhor dica para esses alunos é estudar a partir de seus GAPS de aprendizagem. “Como esses estudantes já tiveram um ano de vestibular anterior, é importante que eles façam uma análise da performance passada, pensando nos seus pontos fortes e, principalmente, nos seus pontos fracos. A partir dessa identificação, é preciso estudar de forma direcionada, praticando exercícios desses tópicos identificados como de maior dificuldade”, diz ele.

 

O foco no erro é outro hábito que precisa ser incentivado. Ele precisa ser visto como uma oportunidade de aprendizagem! “Quando a gente entende o porquê de ter errado alguma coisa, nos preparamos para transformar essa falha em um acerto no futuro. É importante que os alunos e alunas tenham, durante a semana, momentos específicos para verificação de seus erros, buscando entender o motivo da falha e o que eles precisavam saber para ter acertado determinada questão”, afirma o autor do Sistema pH. No longo prazo, essa cultura de foco no erro é capaz de trazer resultados surpreendentes!

 

Estude com propósito

O estudo não pode ser vazio de significados. Olhar para uma rotina de estudos com propósito para além de “passar de ano” faz toda diferença. Dedicar-se ao conhecimento traz diversas oportunidades profissionais e culturais, realiza sonhos e amplia a visão de mundo.

 

Métodos de preparação

Alunos que se preparam com o apoio de um material didático estruturado possuem diferencial especialmente na organização dos temas direcionados ao exame. No caso do Sistema pH, desde o Ensino Fundamental as competências e Habilidades de cada área do conhecimento são trabalhadas. 

E, mais do que isto, itens adicionais, como os simulados oferecidos no material de cada estudante, são essenciais para se aprimoramento, uma vez que testam a formatação da prova, com questões inéditas e correções com o método TRI. 


Sistema de Ensino pH
www.sistemadeensinoph.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados