Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de março de 2023

Dicas Excel: 8 sugestões para melhorar planilhas

Com apenas alguns cliques, as planilhas podem ficar ainda mais profissionais. Confira

 

Ferramenta indispensável no mercado de trabalho, o Excel é conhecido principalmente pelas planilhas capazes de serem geradas. Essa é uma forma simples de reunir, de forma didática, uma grande quantidade de dados. Porém, é possível torná-las ainda mais acessíveis e visualmente satisfatórias. Por isso, a Hashtag Treinamentos, principal empresa especializada em Excel da América Latina, além de obter o maior canal sobre o tema, com 1 milhão e 200 mil inscritos e 65 milhões de visualizações, reúne dicas para quem quer aproveitar melhor o software da Microsoft.

 

  • Paleta de Cores 

Chega de utilizar preto ou cinza. Com a paleta de cores, os usuários são capazes de aproveitar uma infinidade de combinações para tornar a planilha mais explicativa e organizada. Porém, é importante não abusar na quantidade de cores, para não causar confusão nos leitores. Algumas ferramentas, como colors.co e color-rex, ajudam a buscar colorações que combinam com o trabalho. Após obter o código da cor desejada (que pode ser encontrado nesses sites sugeridos), basta ir no ícone de cores, “Mais Cores”, “Personalizar” e, na caixa “Hex:”, incluir o código, com uma “#” antes da informação.

 

  • Divisão de Abas e Propósito 

Para facilitar a divisão de assuntos, o Excel dispõe de abas, que ajudam a separar as planilhas por temas distintos e evita a concentração de tabelas em uma única tela. A alternativa também é ideal para separar conteúdos diferentes, como base de dados, gráficos, dashboards, entre outras.

 

  • Botões e Menu 

A partir do uso de hiperlinks, é possível enviar o leitor para locais específicos em um clique, o que otimiza a utilização das planilhas. Os hiperlinks permitem um acesso direto e rápido aos assuntos. Para adicionar, basta ir em “Inserir” e, na coluna “Links”, ir na opção “Link”.

 

  • Alinhamento 

Importante não só para os textos, mas também para os elementos de uma planilha, a padronização é fundamental para garantir a melhor estética das informações. Com o Excel, é possível padronizar e alinhar essas peças. Basta selecionar as diferentes peças, então irá aparecer a opção “Formas de Formato”. É possível definir as mesmas características para todas as peças, basta selecioná-las, com o apoio da tecla “Shift”. Depois basta usar a opção “Alinhar”, na coluna “Organizar”.

 

  • Ícones 

Excelentes para deixar o trabalho mais profissional, os ícones são muito interessantes para facilitar o entendimento e organizar a planilha. Você pode pegar os ícones dentro da guia “Inserir” > “Ilustrações” > “Ícones”. Mas, atenção: essa opção só está disponível para a versão do Office 365. Caso não tenha essa versão, é possível buscar os ícones na Internet e utilizá-los no Excel.

 

  • Contraste de Cores 

Para encontrar informações de forma mais fácil, utilizar o contraste de cores é uma boa ideia. Levar a opção para uma planilha ajuda a torná-la mais chamativa, otimizando a visualização.

 

  • Guia Exibir 

Importante na hora de apresentar os seus projetos, a Guia Exibir consegue remover algumas ferramentas que melhoram o visual do Excel, como linhas de grade, títulos e as guias. Assim, o Excel fica com um visual mais profissional. Com a remoção das linhas de grade, por exemplo, é possível também ganhar mais espaço para colocar suas informações.

 

  • Ocultar Linhas e Colunas 

Você provavelmente já até conhece esse recurso, mas dentro de um dashboard isso é muito interessante, pois você pode ocultar todas as linhas e colunas que não está utilizando, tornando a tela muito mais limpa. Para ocultar as colunas excedentes, basta clicar na última coluna que você quer manter visível, selecionar Ctrl+Shift+seta para direita, botão direito do mouse e ir em “Ocultar”. Já para esconder as linhas, basta também clicar na última a ser mantida, selecionar Ctrl+Shift+seta para baixo, botão direito do mouse e ir em “Ocultar”. Para reexibir, basta clicar na última linha/coluna e, com o botão direito do mouse, ir em “Reexibir”.

Além dessas dicas valiosas, a Hashtag Treinamentos lançou mais informações relevantes em um único post. Clique aqui e confira todas as dicas para tornar as planilhas e Dashboards ainda mais atrativos e profissionais.

 

Hashtag Treinamentos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados