Você é a pessoa que chega em um novo lugar e fica tranquilo, vai sem medo e com leveza, ou fica nervoso? Sente vergonha e medo de se apresentar?
Fica em paz, você não está sozinho.
Autoconfiança é um tema que faz parte de 100% das minhas palestras, e que tem
um viés muitas vezes cultural, aqui no Brasil por exemplo, sempre fomos
ensinados a não mostrar o nosso trabalho, a não contar sobre uma ação social ou
algo bom que esteja acontecendo com a gente. “Ninguém precisa saber o que você
faz”; “Vão te achar metida”; “Não conta pra ninguém, que dá inveja”.
Mas o foco hoje é: Como mostrar autoconfiança na dose certa quando você chega num novo ambiente de trabalho?
Primeiro precisamos entender que
autoconfiança está longe de ser arrogância. Muitas pessoas entram em julgamento
quando uma pessoa começa a falar de si, mas tudo em acesso, nos leva a ter essa
impressão.
Então, a primeira dica é: escute!
Principalmente se você está em um cargo de liderança.
Já vi inúmeros casos de pessoas novas
entrando nessa posição, como um furacão - mudando tudo, sem ouvir nada.
Calma, analise o ambiente, converse com
as pessoas, e vá tomando nota de tudo aos poucos, mudança requer dados, sem
isso, a sua ação será baseada apenas no que você acha que é com um pouco de
presunção excessiva.
A segunda dica é: Faça sua lição de
casa! Depois de ter acesso às informações que são importantes pro início do seu
trabalho, leia mais sobre a empresa e seu setor, escolha nesse processo
quem serão as pessoas que você pode contar pra que te ajudem na execução das
suas atividades, se precisar, peça ajuda do RH, para que eles possam te
direcionar. Isso nem sempre fica claro quando você começa um novo
emprego.
Dica 3: Você está aí para aprender,
bem, todos estamos, mas não esqueça que você foi contratado por alguma
habilidade que a empresa estava procurando, que pode ser algo específico, ou
algo que a empresa perdeu! Não abra mão também, de ensinar e de contar o que
você sabe, porque você sabe! Demonstre suas habilidades e conhecimentos,
através das suas experiências e vivências. Ela pode vir do seu último emprego,
ou do apanhado deles, de viagens, de cursos, etc. Não se encolha para
caber".
A tendência quando alguém novo chega,
pra quem já está na empresa, é achar que sabe mais, não caiam nessa armadilha,
isso é bem perverso, para quem recebe um novo colega de trabalho, seja empático
e gentil, custa zero reais ser educado.
Eu não poderia deixar de trazer uma
pauta importante aqui dentro dessa narrativa, sim, nós mulheres temos a
tendência, por uma série de questões, a ter a autoconfiança bloqueada e isso
acarreta em uma série de riscos, pro seu desenvolvimento, pro seu crescimento e
até para sua permanência na empresa e cargo.
Eles podem ser causados por
estereótipos de gênero: as mulheres podem se sentir mais pressionadas, e trocar
a autoconfiança por autocrítica.
Então pare de se cobrar demais, você
foi contratada porque é competente, e muito.
Desigualdade de gênero: as mulheres
ainda enfrentam desigualdades em muitos aspectos da vida, incluindo salários e
oportunidades de carreira, muito diferentes dos homens, sim amigos e minhas
amigas, 2022 e ainda temos um longo caminho pela frente. Isso afeta diretamente
a autoconfiança, por não se enxergarem no mesmo nível desses colegas,
principalmente quando estão realizando a mesma atividade profissional.
Diferenças de socialização: a
socialização entre homens e mulheres desde a infância, impactam diretamente!
Vocês sabiam que mulheres se candidatam menos a vagas de
emprego, por não se acharem capazes de assumirem cargos, mesmo com experiência?
“Segundo uma pesquisa realizada pelo
próprio LinkedIn, os homens se candidatam a mais oportunidades do que as
mulheres, mas elas têm mais chances de conseguirem emprego. O que está por trás
desses dados mostra uma diferença de pontos de vista masculino e feminino sobre
os processos de contratação. Segundo a pesquisa, as mulheres sentem que
precisam atender a 100% dos critérios pedidos pela vaga, para se candidatar,
enquanto os homens geralmente aplicam para os oportunidades após atender cerca
de 60%.”
Ao receber uma mulher na sua empresa,
seja gentil, a gente já dá conta de muita coisa sozinha!
Vamos para uma lista de dicas práticas:
Confira:
1 - Seja acolhedor: cumprimente o novo
colega de trabalho e faça perguntas sobre ele. Isso mostrará que você está
interessado em saber sobre ele, caso ele permita e dê abertura. Gere
conexão.
2 - Ofereça ajuda: se o novo colega de
trabalho parecer meio perdido, o que é quase um padrão, o
oriente, ofereça a sua ajuda, direcione, seja a pessoa que colabora, e não
a que afasta. A gente não sabe o quanto e o que essa pessoa passou pra chegar
até essa vaga. E você bem sabe o quanto isso é desafiador.
3 - Respeito: Trate o novo colega
de trabalho com respeito e gentileza, independentemente de sua posição ou
habilidades.
Jéssica
Simões - estrategista de LinkedIn, LinkedIn Creator, especialista em reputação
de marca pessoal para lideranças, Inteligência e Gestão de Carreira, Employer
Branding, Marketing de Comunidade e GhostWriter. Também é Co-Fundadora e
Diretora de Relacionamento na Aster, uma empresa especializada em vendas B2B,
Captação de Leads e Produção de Conteúdo, responsável por atender grandes marcas
do setor da Educação e Tecnologia, com foco em fortalecimento de Cultura
Organizacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário