Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de março de 2023

Especialistas apontam as principais tendências do mercado de trabalho no Brasil e na América Latina

Referências do mercado, Roberta Vasconcellos e Sofia Esteves, explicam como se dará a consolidação do modelo de trabalho 

 

O webinar “Tendências para o trabalho flexível em 2023” da Woba maior ecossistema de soluções de trabalho da América Latina — reuniu duas mulheres que são expoentes do debate sobre o futuro do trabalho no Brasil, resultando na previsão das tendências para o trabalho flexível em 2023. De um lado da tela, Roberta Vasconcellos, cofundadora e CEO da Woba, Forbes 30 Under 30 e finalista do Prêmio CLAUDIA 2014. Do outro lado, Sofia Esteves, LinkedIn Top Voice, presidente do Grupo Cia de Talentos, pesquisadora de tendências em gestão de carreira e professora da FGV. 

De acordo com as especialistas, as quatro grandes tendências do momento são: ajustar o modelo de trabalho flexível à realidade da empresa, criar conexão entre a equipe, estabelecer regras positivas e usar as novas ferramentas disponíveis para economizar. Confira mais detalhes abaixo.


Ajustar o trabalho flexível à realidade da empresa

Estamos vivendo um período de consolidação do trabalho flexível que se popularizou durante a pandemia, e as pessoas estão buscando essa flexibilidade para ter mais qualidade de vida. “Nas entrevistas de emprego, a pergunta mais frequente dos candidatos é ‘qual é o modelo de trabalho?’. O formato oferecido pelo empregador vem influenciando diretamente no sucesso da contratação e na retenção de colaboradores”, comenta Roberta.

Sofia acrescenta que em setores nos quais o modelo presencial é insubstituível, é possível buscar alternativas para que os colaboradores não se sintam prejudicados com relação aos colegas de trabalho e até à sociedade de maneira geral. “Uma rede de fast food já está contabilizando o tempo que os atendentes gastam em trânsito para compensá-los com mais dias de férias”, exemplifica.

É da natureza da flexibilidade não ser estática, ela é múltipla e pode se adequar aos diversos tipos de negócio. Quando encontrada, é benéfica. Para isso é preciso analisar cada caso individualmente, ao invés de achar que essa é apenas uma onda do mercado de trabalho, determinando se vai ou não segui-la sem pensar no que é melhor para a empresa.


Criar conexões entre as pessoas

Nosso corpo comunica. A forma de falar, de olhar, de se portar, cada gesto comunica algo, e não somente em presença. Somos capazes de decodificar as reações das pessoas no mundo virtual. Sofia alerta que não se deve deixar que a distância física faça a equipe se afastar, perder o senso de trabalho em grupo. “É essencial prestar atenção nas pessoas, elas dão sinais. Alguém que em trabalho remoto mantém a câmera fechada em todas as reuniões, que faz comentários ásperos, que deixa a desejar em suas entregas, tudo comunica. É hora de chamar essa pessoa para uma conversa e tentar solucionar o problema”, aconselha.

Roberta sugere implantar rituais de conexão com a equipe para manter o diálogo e reforçar os laços entre os colegas. Na Woba, semanalmente ela realiza um encontro virtual com o time para um bate-papo descontraído. Anualmente, a Woba também realiza o “retreat ”, uma espécie de retiro corporativo que reúne todos os colaboradores em uma cidade para, como conta Roberta, “fazer o que não fazemos no dia a dia quando estamos remotos: exercitarmos, meditarmos, almoçarmos e jantarmos juntos, dançarmos, estar em contato com a natureza, fazer atividades de autoconhecimento e dinâmicas em grupo para integração”. O último “retreat” foi em Florianópolis (SC) e a CEO compartilhou alguns momentos no Instagram.

A conexão entre a equipe, é importante ressaltar, não se dá por presença virtual constante. O excesso de reuniões cansa, desestimula e tira o tempo que o colaborador poderia estar fazendo seu trabalho individual. "Tenho visto muitos líderes sobrecarregarem as pessoas com reuniões das quais elas não precisam participar. Não adianta encher as mãos dos colaboradores de pratinhos, porque eles vão deixar cair", alerta Sofia.


Estabelecer regras positivas

Roberta aponta que é importante estabelecer algumas regras para o trabalho flexível dando seu próprio exemplo: quando se mudou para o México, inicialmente, ela fazia apenas home office por não conhecer bem o país. Isso foi afetando seu humor, sua disposição e até atrapalhando suas relações pessoais. "Sair me faz bem, mas eu estava inerte pelo conforto de casa”, confessa.

Incentivada pelo irmão, Roberta criou uma regra para si mesma de alternar casa e coworking e se sentiu bem novamente na rotina de trabalho, interagindo com novas pessoas. “Às vezes, precisamos de um empurrãozinho para deixar uma situação confortável que nem sempre é positiva pra gente e experimentar coisas que nos farão mais felizes. O trabalho flexível não precisa significar o fim das regras para uma empresa”, argumenta.


Usar as novas soluções para economizar

Diante do “boom” do trabalho flexível, novas soluções estão surgindo para melhorar a experiência nesse formato e diminuir despesas. Para Roberta e Sofia, vale conhecê-las e fazer o investimento.

Sofia critica o corte de gastos por meio das demissões em massa e layoffs que vêm sendo praticados no setor de tecnologia: “As pessoas deveriam ser o último recurso a ser cortado. Quando o mercado reaquecer, quem vai entregar seu serviço?”. Ela acredita em outras soluções econômicas, e uma delas é o uso de coworkings, os escritórios compartilhados.

A Woba, como um ecossistema de soluções de trabalho, gera de 30% a 50% de economia no gasto com escritório para as empresas que utilizam seus serviços. Além de oferecer uma rede com mais de 1,6 mil coworkings em 200 cidades brasileiras e fazer também faz escritórios sob medida (BTS).

“Por meio da plataforma Woba, a empresa tem acesso a todos os mais de 1,6 mil coworkings e só paga pelo que usar em um boleto único mensal. Você encontra escritórios perto de casa, da escola do filho, do restaurante favorito, em todo lugar. No caso dos escritórios BTS, além da construção personalizada, fazemos toda a gestão do espaço, mantendo o boleto único. É mais barato e também mais prático”, garante Roberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados