Em um
ano, 200 mil lares deixaram de pagar contas na data de vencimento, aponta
FecomercioSP
Em janeiro, a inadimplência entre as famílias que moram na cidade de São
Paulo chegou a 25%, número um pouco menor do que registrado em dezembro de 2022
(25,5%). Apesar da melhora mensal, o porcentual registrado no primeiro mês do
ano está acima dos 20,3% vistos no mesmo período do ano passado representando
aumento absoluto de quase 200 mil famílias com compromissos não quitados na
data do vencimento.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC),
elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do
Estado de São Paulo (FecomercioSP). Dentre os lares da capital paulista, 10%
afirmam não ter condições de arcar com os valores. Este dado representa 405 mil
famílias nesta situação – o segundo maior nível da série história, iniciada em
2010. Para o grupo com renda inferior a 10 salários mínimos, o número dos que
dizem não ter condições de pagar foi o maior da série, totalizando 13,5%.
Cartão lidera as dívidas
A PEIC também aponta que 73,1% das famílias paulistanas iniciaram o ano com
algum tipo de dívida. São 2,95 milhões de lares compromissados com alguma
modalidade de crédito. Vale ressaltar que dívida não necessariamente está
atrasada. O cartão de crédito segue no topo da lista dos tipos de dívidas dos
consumidores da cidade de São Paulo, citado por 82,7% das famílias. Em seguida,
os carnês, com 16,2%; o financiamento de carro (12,6%); e o financiamento de casa
(10,5%). O levantamento aponta também que 19% dos consumidores afirmam que o
PIX foi a forma de pagamento mais vantajosa das compras. Há um ano, este
porcentual era de 5,5%.
Consumidores mais otimistas
O cenário de condições econômicas está mais favorável às famílias paulistanas.
Outra pesquisa da FecomercioSP, o índice de Intenção de Consumo das Famílias
(ICF), registrou novo aumento em janeiro, de 3,1%. No contraponto anual, a alta
foi ainda mais significativa (34,3%).
O Índice de Confiança do Consumidor, o ICC, outra pesquisa de confiança da
Entidade, também seguiu na linha positiva e apontou crescimento de 2,1% em
janeiro. Para a FecomercioSP, começar o ano com indicativos positivos para o
bolso do consumidor traz ânimo à economia e aos empresários do comércio.
Notas metodológicas
PEIC
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada
mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. São entrevistados
aproximadamente 2,2 mil consumidores na capital paulista. Em 2010, houve uma
reestruturação do questionário para compor a pesquisa nacional da Confederação
Nacional do Comércio (CNC), e, por isso, a atual série deve ser comparada a
partir de 2010.O objetivo da PEIC é diagnosticar os níveis tanto de
endividamento quanto de inadimplência do consumidor. O endividamento é quando a
família possui alguma dívida. Inadimplência é quando a dívida está em atraso. A
pesquisa permite o acompanhamento dos principais tipos de dívida, do nível de
comprometimento do comprador com as despesas e da percepção deste em relação à
capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos
empresários do comércio e demais agentes econômicos, além de ter o detalhamento
das informações por faixa de renda de dois grupos: renda inferior e acima dos
dez salários mínimos.
ICF
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurado mensalmente pela
FecomercioSP desde janeiro de 2010, com dados de 2,2 mil consumidores no
município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego Atual;
Perspectiva Profissional; Renda Atual; Acesso ao Crédito; Nível de Consumo;
Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis. O índice vai de zero a 200
pontos, no qual abaixo de cem pontos é considerado insatisfatório, e acima de
cem pontos, satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente
de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos
consumidores e não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta
poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias, assim como
para as instituições financeiras.
ICC
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela
FecomercioSP desde 1994. Os dados são coletados com aproximadamente 2,1 mil
consumidores no município de São Paulo. O objetivo é identificar o sentimento
dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas
expectativas quanto à situação econômica futura. Esses dados são segmentados
por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200
(otimismo total). Sua composição, além do índice geral, se apresenta como:
Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do
Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões
de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como
para outros tipos de investimento das empresas.
FecomercioSP
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