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sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

É por isso que a digitalização no setor bancário é essencial

Com o contínuo avanço da digitalização, a tecnologia avança e isso nos fornece novas ferramentas que aceleram e otimizam nossos processos de trabalho. A adoção da digitalização é muito importante para o setor bancário, principalmente após a forte mudança atribuída pela pandemia global. Como resultado, muitas indústrias são forçadas a se tornarem digitais e trabalharem mais rapidamente em direção a uma cultura digital. Então, o que isso significa para os bancos? 

Esse tipo de transformação digital no setor bancário significa entender os desejos e necessidades dos clientes e investir nesses sentimentos. Conseguir isso significa mapear a jornada do cliente e construir ferramentas e aplicativos em torno dela, com foco em pontos críticos específicos.

 

O que é digitalização no setor bancário? 

A digitalização no setor bancário envolve em grande parte a mudança para a oferta de serviços online e digitais, bem como o grande número de mudanças de back-end necessárias para apoiar essa transformação. Este é um grande investimento inicial, mas economizará dinheiro a longo prazo, pois melhora a satisfação do cliente, libera a equipe para atividades de valor agregado, como construção de relacionamento, e, eventualmente, economiza tempo automatizando processos. 

Por exemplo, uma jornada do cliente digitalizada permite que um usuário clique em um anúncio, inscreva-se em uma conta online, receba tutoriais e informações de integração por meio de seu aplicativo, receba decisões de empréstimo automatizadas e pague contas ou envie fundos online.

 

Exemplos de transformação digital no setor bancário 

Tecnologia Blockchain

Utilizando Inteligência Artificial (IA)

Coleta, Gerenciamento e Análise de Dados do Cliente 

Os bancos dependem particularmente de novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) e Blockchain. Isso deve garantir que os benefícios da digitalização também se reflitam na lucratividade dos bancos. 

Quanto mais serviços digitais os bancos oferecem, mais dados eles têm. Com esses dados, os bancos podem identificar oportunidades, otimizar produtos e serviços e automatizar soluções. Mais especificamente, eles são capazes de personalizar determinados pontos ao longo da jornada do cliente. Além disso, tecnologias como IA e Blockchain podem tornar certos processos mais simples e rápidos para os clientes. Isso, por sua vez, melhora a experiência do cliente e cria a fidelidade do cliente.

 

Benefícios da digitalização no setor bancário 

Melhores decisões baseadas em dados

Ter mais serviços digitais oferece uma visão mais clara da demanda do cliente, o que pode melhorar a tomada de decisões e acelerar o crescimento.

 

Melhor experiência do usuário

As instituições financeiras poderão atender a todos os desejos e necessidades do usuário, personalizando a experiência do cliente com base nos dados coletados. Isso promove a fidelidade e, portanto, aumenta a retenção.

 

Mais clientes

O surgimento das Fintechs e da concorrência trouxe mais consumidores para o setor financeiro.

 

Os processos são mais rápidos e eficientes

O uso de IA e ML (Machine Learning) acelerará os processos por meio da automação, agregando mais valor à experiência do usuário.

 

Redução de custos

O desenvolvimento da eficiência por meio da automação permitirá que os bancos reduzam os custos operacionais. 

A verdadeira transformação digital começa de dentro, promovendo uma cultura digital que se estende por toda a organização e se traduz em mudanças significativas ao longo do tempo. Os bancos podem continuar sua jornada mudando a abordagem, substituindo estruturas legadas e trabalhando para desenvolver uma cultura digital internamente antes de se concentrar no desenvolvimento de recursos digitais de uso único.

 Uma vez alcançada a cultura digital, as plataformas e serviços digitais podem oferecer muito valor aos  consumidores, especialmente quando suportados por tecnologias de automação, IA, Big Data e Blockchain

 

 Marcelo Carreira - vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access

 

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