Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Planeja viajar neste verão? Cuidado com as câmeras escondidas em hospedagens

Kaspersky alerta para polêmicas envolvendo câmeras espiãs e dá dicas de como verificar o ambiente para a própria segurança


Um estudo de 2022 mostrou que as vendas de pacotes de viagens cresceram, em média, até 50% em relação a 2021, indício de que os itinerários planejados na pandemia finalmente saíram do papel e estão aquecidos. No entanto, a escolha da estadia pode representar um grande risco à privacidade de pessoas. Uma pesquisa de 2019 revelou que 60% das pessoas que ficam em casas de aluguel se preocupam com a presença de uma câmera escondida no ambiente. Além disso, relatos recentes de situações assim pelo Brasil chamam a atenção para o perigo que ainda existe ao ficar em um lugar desconhecido. Por conta disso, a Kaspersky oferece dicas de como se manter seguro e evitar ser uma vítima em uma hospedagem diferente.

Encontrar uma câmera pode não ser uma tarefa fácil. As lentes podem ter até 2 milímetros de diâmetro e a caixa geralmente fica escondida ou camuflada, o que torna ainda mais difícil de serem detectadas, além das câmeras que se conectam a uma rede Wi-Fi comum para transferir os dados coletados. As possibilidades de lugares são muitas, porém há alguns lugares mais prováveis que elas estejam e merecem uma maior atenção, como tomadas, detectores de fumaça, despertadores, decorações, lâmpadas e até livros.

Com os possíveis locais que a gravação ilegal pode estar, confira algumas dicas de como buscar esses pontos de acesso até você:

  • Apague as luzes: As câmeras, sem fio ou cabeadas, devem emitir uma pequena luz led na maioria dos casos. Algo como a luz vermelha que você vê quando clica no controle remoto da sua TV. Apagar as luzes do ambiente e fechar todas as cortinas pode ajudá-lo a rastrear lugares em que há câmeras ocultas.
  • Use o flash da câmera do smartphone: Ligue a lanterna da câmera do telefone e aponte-as onde você acha que um dispositivo escondido pode estar à espreita. Se suas suspeitas estiverem corretas, logo verá um brilho na tela do smartphone. Este método é adequado apenas para uma inspeção superficial; é provável que não identifique tudo.

  • Use um aplicativo: Os aplicativos móveis para localizar câmeras espiãs e outros dispositivos ocultos se enquadram em duas categorias.
  • O primeiro grupo encontra dispositivos pelo brilho da lente, como no método descrito acima. Os exemplos incluem Glint Finder, que detecta o brilho (ou contraste de tela) quando a luz de uma lanterna atinge a lente.
  • Os aplicativos do segundo grupo são projetados para pesquisar dispositivos espiões sem fio. Para que funcionem, você precisa se conectar ao Wi-Fi local. Depois de escanear o roteador, o aplicativo exibe uma lista de dispositivos conectados. Verifique aqueles sobre os quais você não tem certeza, como smartphone e laptop.

    Use equipamento próprio para isso: Apesar de mais complicado, você pode comprar detectores de radiação eletromagnética, detectores ópticos e outros equipamentos para detectar câmeras escondidas e usá-los para verificar cada cômodo você mesmo.

Ao encontrar algo que se pareça com uma câmera ou outro dispositivo de rastreamento no ambiente, tire uma foto e faça uma pesquisa on-line por imagens para descobrir o que pode ser. Se sua suspeita for confirmada, você deve entrar em contato com a polícia, a administração do hotel ou o serviço de reserva que você utilizou”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Mais dicas de cibersegurança você encontra no blog da Kaspersky.


Kaspersky
www.kaspersky.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados