A instalação sonora ‘O Grilo dos Sonhos’ é composta de insetos feitos de metal e de um curta-metragem (Crédito: o autor/BAD) |
A OBRA É UMA CRIAÇÃO DO ARTISTA FRANCÊS FELIX BLUME E FICA EXPOSTA NO PÁTIO EXTERNO DE 17H ÀS 20H
Formada por pequenos “grilos falantes”
feitos de metal e por um curta-metragem, a instalação O Grilo
dos Sonhos, presente na Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro,
no Flamengo, aborda as consequências das mudanças climáticas e a extinção dos
insetos em nosso planeta. O trabalho com o curta ficcional e os grilos-falantes
fica exposto no pátio externo do centro cultural entre 17h e 20h. Em caso
de chuva, a produção audiovisual é projetada sendo possível conhecer a
história. O patrocínio da Bienal de Arte Digital é da Oi, com incentivo da
Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de
Janeiro. A correalização é do Oi Futuro. A entrada é gratuita.
Criada pelo artista sonoro e engenheiro de
som francês Felix Blume, a instalação sonora surgiu de uma oficina
com crianças chilenas, que aprenderam sobre os hábitos dos grilos e
confeccionaram 40 deles, com metal. O curta-metragem com legendas em português,
utiliza os mesmos dispositivos sonoros para narrar uma fábula: frente à
extinção desses insetos, um grupo de cientistas inventa grilos eletrônicos para
perpetuar seus cantos e embalar nossos sonhos. O projeto explora o canto dos
grilos, conciliando arte e ciências para refletir sobre as consequências das
mudanças climáticas no mundo.
Félix
Blume trabalha e vive entre o México, o Brasil e a França. Ele
usa o som como matéria prima em peças sonoras, vídeos, ações e instalações. Seu
processo é frequentemente colaborativo e seu trabalho envolve os sons de
diferentes seres e espécies, desde o zumbido de uma abelha, os passos de uma
tartaruga ou o canto dos grilos, além de diálogos humanos com contextos
naturais e urbanos. Está interessado na interpretação contemporânea dos mitos e
no que as vozes podem dizer além das palavras.
Já participou de festivais, exposições
internacionais em instituições como o Museu Reina Sofía, na Espanha, o Centre
Pompidou, na França e a Fonoteca Nacional México, no México. Suas obras fazem
parte de coleções do Centre National des Arts Plastiques, na França, do Campus
da Universidade Autônoma do México, do Instituto Nacional de Belas Artes, no
México, entre outros.
BIENAL
DE ARTE DIGITAL
A humanidade vem refletindo sobre modos de
vida e formas de continuar existindo, projetando futuros a partir da
ancestralidade, criando possibilidades de resistência e adaptação. Com isso em
mente e sob o tema “Condições de Existência”, a Bienal de Arte Digital retorna
- após um hiato de 4 anos devido à pandemia da Covid-19 - com obras de mais de
60 artistas nacionais e estrangeiros
Até
22 de janeiro de 2023, o Oi Futuro recebe instalações,
obras de arte visuais digitais, narrativas em audiovisual e uma diversidade de
trabalhos de diferentes linguagens que analisam, tecem críticas e lançam novas
perspectivas relacionadas ao tema desta edição. Até o final do evento, outras
atividades como simpósios, performances, oficinas e exibição de filmes integram
a programação.
As obras dos mais de 60 artistas ocuparão
os quatro andares do centro cultural, um número bem maior do que da edição
passada, incluídos também os 16 bolsistas do Comunidade UX, projeto da Bienal
realizado em janeiro último que reuniu talentos das periferias. Entre
consagrados e iniciantes estão artistas do Brasil, Alemanha, França, Espanha e
Chile.
Os artistas participantes desta edição são:
Alê Moreira de Paula (Mixando a transmasculinidade), Alexandre Pinheiro (Prêmio
Nobel), Alice Bucknell (The Martian Word for World is Mother), Allan França
Carmo (Nhn), Luz Negra (Retorno Constante), Andressa Núbia (Yalode), Antonella
Mignome (Entelechia Obscura), Beatriz Da Matta (Cabeça, Tudo é ideia, Corpo
objeto sonoro, Gráfica mente, In in ter ruptores, Violeque, Estado Virente,
Folhas secas), Beverley (an exercise in solitude), Cris Papion, Elias
Oyxabaten, Zahy Guajajara (Brasil NFT – Artes Originárias), Bruma M Machado
(Em_fusão), Bruno Alencastro (Obs-cu-ra), Camila Ferreira Soares (ITAARA),
Camila kater (Carne), Carlos Eduardo Guariglia (Centenário da Semana de Arte
Moderna: As relações entre o ontem e o hoje), Cecillia Vilca (La Verdad),
Charline Parisot, Jérémy Cissé, Fioretta Caterina Cosmidis, Flore Allier-Estrada, Maud Lemaître-Blanchart, Ludovic Abraham (Sans
Gravité), Clélio de Paula (Gil Futurível), Débora Arruda (Álbum de Estrelas),
Delírios Digitais (Séfora Rios, Yves Marotta, Paulo Stoker, Juliana Fasuolo),
Diego Machado (Sylphides 3.1), Elvys Souza Chaves (Jardim Cibernético
00.02.222), Eric Dos Santos (Procedimentos de Captura), Felipe Carrelli
(Estrelas do Deserto), Felix Blume (Dream'Cricket), Fernando Velásquez
(Góngora), Filippo Edgardo Paolini (OTIS), Frank Ternier (Riot), Gabriel Junqueira
(Archviz Habitat), Guillaumit (Livelyyy), Iah Bahia Bruno De Carvalho (Subterfúgio),
Jack Holmer (Ocupação Situação Desejo), Jan M.O (Máquinas de Dizeres), Jéferson
Ge Vasconcelos (Destino: Av. Brasil), Jéssica Gaspar (Cansei da
Esperança), Job, Jors e Marieke (A Double Life), Jody Zellen (The
Waking Dream) , Jonas Esteves (Máquina Sensível), Jorge Mendes (BioFuturism),
Juan Calvet (Olhares), Juliana Fasuolo (WE R HERE), Katerina Belkin (Floating
Away), Katerina Belkin (For all mankind), Larissa Lopes (Mãe), Luiza Lima
Furtado (Urna Sonífera), Luka yakymchuk (Mono), Marco Antonio Gonçalves Junior
(A Felicidade É Feita De Metal, HAPPINESS IS A MADE OF), Martin Smatana (The
Kite), Matheus Roberto (Victor 3.0), Miguel Bandeira (MAR - LAGOA DO
BOQUEIRÃO), Miguel Medeiros (Degustando o metaverso), Nicolas Melmann
(ARMONÍAS DESIGUALES), Orquestra Filarmônica de Goiás (Canticum Digitale),
Pedro de Fillippis (Garoto Transcodificado), Pedro Henrique (Armário), Rodrigo
Faustini (Estamos todos aqui), Rynnard Milton Alves Dias (Memória e Herança),
Sandra Lapage (Carapaça),
Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR (Sangro), Scenocosme (Distances),
Soliman Lopez (OLEA), Thiago (Runas), Thiago de Souza (Dança e Imagem Sonora),
Thiago Hersan e Mari Nagem (Infinitum), Zaika Dos Santos (Sesa Wo Suban).
BIENAL DE ARTE DIGITAL
Realizada em 2018 no Rio e em Belo
Horizonte com um público de mais de 70 mil pessoas, a Bienal de Arte Digital
foi promovida pelo FAD, com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro. A
programação contou com artistas do Brasil, Chile, China, Espanha, Estados
Unidos, Itália, México e Reino Unido, apresentando exposições, performances e
simpósios com o tema “Linguagens Híbridas”. A proposta da Bienal é se tornar
uma agenda nacional de arte digital e mostrar a cada dois anos obras e
exposições que reflitam temas sociais importantes, evidenciando que a arte
possibilita à tecnologia exibir suas experiências sociais.
Oi
FUTURO
O Oi Futuro, instituto de inovação e
criatividade da Oi, atua como um laboratório para cocriação de projetos
transformadores nas áreas de Educação e Cultura. Por meio de iniciativas e
parcerias em todo o Brasil, estimulamos o potencial dos indivíduos e das redes
para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade. Há 17 anos, o
Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que
valoriza a convergência entre arte contemporânea e tecnologia. O espaço também
abriga o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130
mil peças. Há 18 anos o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios
Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por
meio de edital público. Desde 2003, foram mais de 2.500 projetos culturais
apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram milhões de espectadores.
https://soundcloud.com/losgrillosdelsueno
Mais informações:
Comunidade da Bienal
Site
Nossas Redes:
www.festivaldeartedigital.com.br//www.facebook.com/festivalfad
www.youtube.com/festivalartedigital/www.vimeo.com/festivalfad
www.flickr.com/festivalfad/www.twitter.com/festivalfad
SERVIÇO
2ª Bienal de Arte Digital do Festival de Artes Digital
Até 22 de janeiro de 2023
Centro
Cultural Oi Futuro –
Rua Dois
de Dezembro, 63 – Flamengo - Telefone: (21) 3131-3060
Dias e horários de funcionamento: Quarta a
domingo das 11h às 20h
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