Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

5 funcionalidades de ERP fundamentais para a gestão financeira.

É inegável que a pandemia acelerou muito o acesso a soluções digitais unificadas, ao falarmos de ERP. Um grande benefício é a rapidez com que os processos se tornam inteligentes. Através de sua implementação, os responsáveis pela gestão da empresa podem monitorar em tempo real o desempenho organizacional, o que permite uma tomada de decisão mais precisa.

Ao falarmos da gestão financeira, podemos acompanhar as finanças da empresa e determinar quais são as necessidades de capital de giro. Além disso, os ERPs oferecem a possibilidade de integração com outros sistemas, permitindo a maximização de recursos e a redução de custos globais.

Por exemplo, o sistema financeiro pode ser integrado ao sistema de RH para otimizar o processamento de informações, como o cálculo de salários. Finalmente, a implementação de um ERP proporcionará maior controle do ciclo de vida dos processos e uma redução no tempo de entrega. Isso permitirá que os processos sejam revisados ​​e aperfeiçoados ​​em um curto espaço de tempo. No geral, a implementação de um sistema ERP permitirá a melhoria dos processos internos, resultando na melhoria geral dos processos de negócios da empresa.

Diante de todos os benefícios e funcionalidades listamos cinco funcionalidades de ERP para a gestão das finanças de sua empresa.


1. Controle de contas a pagar e a receber

Todo ERP de gestão financeira oferece suporte para a gestão direta de contas a pagar e contas a receber. O sistema pode controlar datas de vencimento, fornecedores, vencimentos altos ou baixos e oferece recursos como emissão de boletos bancários.


2. Relatórios e análises automáticas

A fim de entregar informações claras e atualizadas sobre finanças e operacional, os ERPs oferecem recursos de análise de dados e relatórios. O sistema proporciona acompanhamento em tempo real da saúde financeira da empresa.



3. Controle e streamlining de processos

Os sistemas podem fornecer ajuda para reduzir tempo e esforço gasto com processos operacionais complexos, automatizando algumas das tarefas financeiras e processando os dados automaticamente.


4. Gerenciamento de fornecedores

O ERP oferece uma camada de acesso e controle de fornecedores, possibilitando na manutenção de registros de dados comerciais, monitoramento de entregas e pagamentos realizados.



5. Integração de sistemas

O sistema oferece a possibilidade de integração com várias outras aplicações da empresa, como contabilidade e estoque. Isso permite que os usuários obtenham uma visão abrangente de todo o processo operacional da empresa.

Em termos da interface do usuário, o sistema pode facilmente mostrar diversos gráficos complexos que procuram facilitar a avaliação de desempenho de uma organização em todos os níveis. O ERP utiliza sub-sistemas para otimizar e gerenciar o desempenho de um departamento. Por exemplo, o sistema de gestão de recursos humanos (RH) é responsável por gerenciar processos de RH, como folha de pagamento, gerenciamento de pessoal, treinamento e desenvolvimento. No entanto, estes sub-sistemas são integrados entre si, proporcionando uma visão mais holística da organização.

 

Fábio Eleutério - diretor de Operações - Unidade de Negócio NETSUITE da Ax4B.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados