Startup brasileira
é a primeira a criar moeda digital para uso no varejo como um programa de
fidelidade
O conceito de cashback está cada vez mais presente
no comportamento de consumo do brasileiro. Uma pesquisa feita pela Sociedade
Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apontou que 48% dos consumidores
aproveitaram descontos com esse sistema desde que a pandemia começou. Na
esteira deste crescimento e baseada na expectativa de popularização de moedas
digitais, uma startup 100% brasileira tem como missão desenvolver a modalidade
de cryptoback.
A dinâmica do cryptoback, ou
cashback em criptomoeada, é a seguinte: o cliente realiza uma compra em uma
loja, seja no ambiente online ou físico e recebe de volta um valor
correspondente em moeda digital para utilizar na próxima compra. O ativo
desenvolvido para essa operação chama-se C9 Coin. Diferentemente de moedas digitais
voltadas para investimento, a C9 Coin é vendida como um clube de vantagens e
funciona de maneira similar a um programa de milhagem.
Atualmente, a C9 Coin pode ser usada em redes como
Camisaria Colombo, La Baby e San Marzano e já soma mais de 22 mil holders
(usuários) e mais de 95 mil transações diretas na blockchain.
“O principal ponto de diferença da moeda criada pela
C9 é que, por ela não ser minerável e funcionar como um cupom de desconto
tokenizado neste momento, está imune à volatilidade. Nosso maior desafio é
fazer com que o consumidor entenda que o cryptoback é uma modalidade de
benefício em ambiente seguro, vantajoso e descomplicado”, afirma
Thiago Ribeiro, co-fundador da startup.
Diversas pesquisas apontam para a direção do
crescimento das criptomoedas no mercado brasileiro. De acordo com um
levantamento da Sherlock Communication em países sul-americanos, o Brasil deve
ser o líder deste movimento até 2023. Realizado em março de 2022, a
pesquisa revelou que mais de 25% dos entrevistados disseram que esperam comprar
criptomoedas nos próximos 12 meses – um aumento de 91% em relação aos pouco
mais de 13% da população que comprou uma moeda digital ou token até o momento.
A porcentagem equivale a 36 milhões de brasileiros planejando comprar criptomoedas,
com base em uma população estimada de 143 milhões de pessoas em idade ativa em
2022.
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