Em 2021, 47 milhões de americanos deixaram seus empregos, dando início ao que muitos chamam de "grande desistência". Em uma tentativa de atrair e reter funcionários talentosos, empresas de todo o mundo, como Airbnb e Twitter, tornaram o trabalho híbrido e remoto uma parte central de sua filosofia de espaço de trabalho. Esta modalidade trabalho ajuda às companhias a aumentarem a diversidade e diminuir o porcentual de funcionários que pedem demissão.
Mas
como os gerentes que nunca gerenciaram funcionários remotos podem apoiar
ativamente suas equipes e ajudá-las a prosperar nesse novo ambiente?
1.
Reconheça o esforço de sua equipe remota
O
trabalho remoto oferece aos funcionários flexibilidade sem precedentes. Mas sem
um lembrete frequente de como suas contribuições influenciam a organização e
sua equipe, também pode deixar os membros remotos da equipe se sentindo
isolados de seus colegas e desconectados de seu trabalho.
2.
Incentive o autocuidado
Mostrar
à equipe remota que o autocuidado é uma prioridade permitirá que eles gerenciem
seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal de forma mais eficaz.
Incentivar sua equipe a tirar um tempo do dia para coisas pessoais, como ir à
academia, assistir ao jogo de futebol de uma criança, cuidar de reparos em casa
ou ir ao médico, os ajudará a se sentir mais à vontade para tirar uma folga e
recarregar as baterias.
3.
Comemore vitórias, aprenda com as derrotas
Passar
um tempo analisando os sucessos e fracassos da semana com sua equipe pode
ajudar os colaboradores a se sentirem mais à vontade para compartilhar
problemas potencialmente difíceis, fornecendo contexto para lições ou
estratégias importantes e ajudando-os a se destacarem nas próximas tarefas.
Compartilhar os próprios erros também pode ajudar a reforçar a lição
fundamental de que o fracasso faz parte do sucesso. Como disse certa vez
Winston Churchill: "O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o
entusiasmo".
4.
Crie oportunidade para aprendizado e desenvolvimento
Todos
os profissionais de sucesso, independentemente de sua função ou setor, têm a
mesma coisa em comum: são altamente hábeis em aproveitar oportunidades para
obter insights e aprender lições e estratégias valiosas. Graças à ampla gama de
meios de comunicação disponíveis, como telefone, chat, vídeo e e-mail, você tem
muitas maneiras de oferecer e fornecer feedback. Por exemplo, você pode
oferecer dicas rápidas ou informações críticas sobre produtos e mensagens via
chat ou e-mail, enquanto discussões de estratégia mais complexas, como sessões
individuais, podem ser conduzidas por meio de vídeo.
5.
Crie conexões para estabelecer confiança
O trabalho remoto é único, pois exige
inerentemente um alto nível de confiança entre gerentes e funcionários. Os
gerentes devem confiar em seus funcionários para cumprir suas responsabilidades
e fazer o melhor possível com supervisão mínima, enquanto os funcionários devem
confiar nos gerentes para orientar, dirigir e liderar suas iniciativas.
Construir confiança com alguém que você nunca viu pessoalmente ou mal conhece
pode parecer difícil, mas o segredo está em criar uma conexão humana, assim
como você faria pessoalmente.
Apesar das complexidades da vida, o
trabalho encontra uma maneira de ser feito, seja com a equipe trabalhando em
casa, no escritório ou em algum outro lugar. E essas dicas podem ajudar a criar
um ambiente dinâmico, capacitado e produtivo, aprimorando suas habilidades e
eficácia como líder.
Nicolas Andrade -
Diretor de Relações Governamentais do Zoom na América Latina e na Espanha.
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