Pesquisar no Blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Cinco maneiras de potencializar e empoderar equipes remotas

Em 2021, 47 milhões de americanos deixaram seus empregos, dando início ao que muitos chamam de "grande desistência". Em uma tentativa de atrair e reter funcionários talentosos, empresas de todo o mundo, como Airbnb e Twitter, tornaram o trabalho híbrido e remoto uma parte central de sua filosofia de espaço de trabalho. Esta modalidade trabalho ajuda às companhias a aumentarem a diversidade e diminuir o porcentual de funcionários que pedem demissão. 

Mas como os gerentes que nunca gerenciaram funcionários remotos podem apoiar ativamente suas equipes e ajudá-las a prosperar nesse novo ambiente?

 

 

1. Reconheça o esforço de sua equipe remota

O trabalho remoto oferece aos funcionários flexibilidade sem precedentes. Mas sem um lembrete frequente de como suas contribuições influenciam a organização e sua equipe, também pode deixar os membros remotos da equipe se sentindo isolados de seus colegas e desconectados de seu trabalho.

 

2. Incentive o autocuidado

Mostrar à equipe remota que o autocuidado é uma prioridade permitirá que eles gerenciem seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal de forma mais eficaz. Incentivar sua equipe a tirar um tempo do dia para coisas pessoais, como ir à academia, assistir ao jogo de futebol de uma criança, cuidar de reparos em casa ou ir ao médico, os ajudará a se sentir mais à vontade para tirar uma folga e recarregar as baterias.

 

3. Comemore vitórias, aprenda com as derrotas

Passar um tempo analisando os sucessos e fracassos da semana com sua equipe pode ajudar os colaboradores a se sentirem mais à vontade para compartilhar problemas potencialmente difíceis, fornecendo contexto para lições ou estratégias importantes e ajudando-os a se destacarem nas próximas tarefas. Compartilhar os próprios erros também pode ajudar a reforçar a lição fundamental de que o fracasso faz parte do sucesso. Como disse certa vez Winston Churchill: "O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo".

 

4. Crie oportunidade para aprendizado e desenvolvimento

Todos os profissionais de sucesso, independentemente de sua função ou setor, têm a mesma coisa em comum: são altamente hábeis em aproveitar oportunidades para obter insights e aprender lições e estratégias valiosas. Graças à ampla gama de meios de comunicação disponíveis, como telefone, chat, vídeo e e-mail, você tem muitas maneiras de oferecer e fornecer feedback. Por exemplo, você pode oferecer dicas rápidas ou informações críticas sobre produtos e mensagens via chat ou e-mail, enquanto discussões de estratégia mais complexas, como sessões individuais, podem ser conduzidas por meio de vídeo.

 

5. Crie conexões para estabelecer confiança

O trabalho remoto é único, pois exige inerentemente um alto nível de confiança entre gerentes e funcionários. Os gerentes devem confiar em seus funcionários para cumprir suas responsabilidades e fazer o melhor possível com supervisão mínima, enquanto os funcionários devem confiar nos gerentes para orientar, dirigir e liderar suas iniciativas. Construir confiança com alguém que você nunca viu pessoalmente ou mal conhece pode parecer difícil, mas o segredo está em criar uma conexão humana, assim como você faria pessoalmente.

Apesar das complexidades da vida, o trabalho encontra uma maneira de ser feito, seja com a equipe trabalhando em casa, no escritório ou em algum outro lugar. E essas dicas podem ajudar a criar um ambiente dinâmico, capacitado e produtivo, aprimorando suas habilidades e eficácia como líder.

  

Nicolas Andrade - Diretor de Relações Governamentais do Zoom na América Latina e na Espanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados