Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de julho de 2022

ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO IDENTIFICOU MAIS DE 34 MIL IRREGULARIDADES NA REDE ELÉTRICA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

·        De janeiro a junho, foram realizadas cerca de 278 mil inspeções na rede elétrica dos 24 municípios atendidos pela concessionária;

            ·        Ações contribuíram para a recuperação de 66,34 GWh de energia retroativa de consumo não registrado 

 

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, realiza constantemente ações de combate às fraudes e furtos de energia em toda a área de concessão. No primeiro semestre de 2022, a distribuidora realizou aproximadamente 278 mil inspeções em sua área de concessão. 

Levantamento interno da companhia aponta que com as ações desenvolvidas foi possível identificar 34.197 irregularidades nos seis primeiros meses do ano, um aumento de 62,3% em relação às 21.061 fraudes encontradas no mesmo período de 2021. Com isso, a Enel Distribuição São Paulo conseguiu recuperar 66,34 GWh de energia, o que representa um crescimento de 25,4% frente aos 52,9 GWh de volume de energia recuperado no mesmo período do ano passado. 

O volume de energia recuperado pela distribuidora no primeiro semestre seria suficiente para abastecer cerca de 336.855 residências por um ano com consumo médio mensal de 150/kWh. Entre os principais fatores que explicam o aumento do número de fraudes identificadas estão mudanças em procedimentos operacionais internos, a ampliação das inspeções e a piora na condição socioeconômica, agravada pelos impactos negativos da pandemia de Covid19. 

Maior município da área de concessão da concessionária, São Paulo lidera o ranking de inspeções realizadas no semestre, totalizando 192.299 mil, com 26.271 mil irregularidades encontradas. A capital é seguida pelas cidades do Grande ABC, como Santo André (8.876 mil inspeções e 953 irregularidades), Mauá (6.703 mil inspeções e 877 irregularidades) e São Bernardo do Campo (13 mil inspeções e 737 irregularidades) e ocupando o quarto e quinto lugares, estão as cidades Osasco (6.572 mil inspeções e 615 irregularidades) e Embu das Artes (4 mil inspeções e 489 irregularidades), na região Metropolitana. 

“A Enel Distribuição São Paulo vem investindo em novas tecnologias para coibir fraudes e furtos. A concessionária conta com software de inteligência artificial capaz de identificar de forma preventiva possíveis manipulações na rede elétrica e nos medidores. Ao combater o furto de energia, a empresa contribui para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos para a população”, afirma o responsável pela área de Operações Comerciais da companhia, Ricardo Martins. Além disso, a companhia investe na blindagem dos medidores para evitar alterações no funcionamento dos equipamentos. 

 

Inspeções noturnas

Com o objetivo de inspecionar instalações comerciais como bares, restaurantes e casas noturnas, em que o acesso é mais complexo durante o período comercial, a concessionária disponibilizou uma equipe dedicada para atuar exclusivamente no período noturno. Apenas nos primeiros seis meses do ano, foram realizadas cinco ações, com 438 inspeções, que resultaram na identificação de 325 irregularidades.

 

Furto de energia é crime

Outra ação da distribuidora voltada para ações de combate ao furto de energia de clientes das classes comerciais, residenciais e industriais é realizada em parceria com a Polícia Civil. No primeiro semestre de 2022, a empresa realizou 96 operações, que resultaram em 49 pessoas detidas em flagrante. 

Os dados refletem a retomada gradual das operações, bem como o número de denúncias recebidas via Polícia Civil. Das 96 operações realizadas, 73% estão relacionadas a clientes comerciais e 16% residenciais e 11% industriais. Do número total, 27% foram na regional Oeste da área de concessão da companhia, outros 27% na Leste, 23% na Norte e 23% na Sul. 

A concessionária alerta que fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito anos de detenção. Além disso, a distribuidora também cobra os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu a irregularidade, acrescida de multa, dos fraudadores. Cometem crime tanto as pessoas que executam fisicamente a fraude nas instalações quanto os titulares das contas de energia. 

Além de crime, as fraudes e furtos contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico. 

Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização dos clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade. 

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.

 

Combate ao furto de energia

Os consumidores podem ajudar a Enel Distribuição São Paulo no combate às fraudes e furtos pelos canais de atendimento da distribuidora. As denúncias podem ser feitas pelo site https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/areaaberta/dinamico/denuncia-fraude; pelo aplicativo Enel SP, que pode ser baixado gratuitamente pelo iOS (https://apple.co/2VpYh8q) ou Android (http://bit.ly/2VmOsIj), ou pelo 0800 72 72 196. A denúncia pode ser anônima, sem a necessidade de identificação do consumidor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados