Pesquisar no Blog

sábado, 5 de março de 2022

Home Office: 5 cuidados com a rotina de trabalho

 Especialista do GetNinjas elenca formas de manter o foco e ter uma rotina saudável trabalhando em casa


Após grande parte das empresas adotarem o modelo de trabalho remoto ou híbrido, mudanças na rotina foram necessárias. Para equilibrar a vida pessoal e profissional, é preciso adotar alguns cuidados no dia a dia. Andreia Girardini, Diretora de Pessoas e Cultura do GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do Brasil, elenca cinco dicas de cuidados que os colaboradores podem adotar para ter uma rotina mais produtiva e saudável. Confira:

 

Manter a rotina de trabalho

Por conta do cotidiano, todos acabam tendo uma rotina, até mesmo aqueles que se consideram pouco organizados. Em situações de home office, Andreia considera importante criar ou manter uma rotina. Sendo assim, o recomendável é que o profissional acorde, tome banho, tome o café da manhã e até mesmo se vista como se fosse sair para o trabalho (não precisa ser nada elaborado, basta trocar de roupa). Assim, fica mais fácil para o cérebro entender que, apesar de estar em casa, é hora de trabalhar.

 

Respeito aos horários

O profissional também precisa determinar horários: se costuma entrar às 9h no escritório, ele pode ligar o notebook neste horário, por exemplo. A regra se aplica também ao horário de almoço e de finalização do expediente. “Você vai poupar tempo no trânsito, mas isso não significa que tenha que trabalhar mais. A sobrecarga de trabalho faz com que o colaborador perca qualidade de vida, o que causa desatenção e exaustão”, comenta Andreia. Outra recomendação é estabelecer pausas durante o dia. Ao finalizar uma tarefa, é possível reservar 15 minutos de descanso.

 

Espaço apropriado

Para manter-se focado, o profissional precisa encontrar um local na casa onde poderá trabalhar. O espaço ideal é aquele com boa luz, temperatura agradável e pouco barulho. Além disso, o conforto não deve ser deixado de lado; uma cadeira adequada e uma mesa são objetos em tese simples, mas que trazem resultados benéficos. Outro ponto importante é que o colaborador informe aos familiares o que o “cômodo ou lugar de trabalho” significa. Assim é possível minimizar e evitar interrupções e distrações.

 

Comunicação com o time

Apesar do modelo de trabalho home office separar geograficamente os times, o colaborador não deve se isolar do restante da sua equipe. Para isso, é importante usar de todas as ferramentas possíveis para que a comunicação não se perca. Segundo Andreia, um diálogo eficaz via mensagens, e-mails, ligações ou até mesmo videoconferências resulta na solução e refreia dúvidas e mal-entendidos.

 

Hora de desconectar

Saber o momento de se desconectar também faz parte do expediente. “Estar em casa não significa estar disponível para o trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana. O profissional não precisa necessariamente responder e-mail às 23h pelo smartphone deitado na cama”, aconselha Andreia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados