Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de março de 2022

Abril Laranja: Brasil tem cerca de 500 mil pessoas amputadas

 

Waldir Correia, amputado desde 2010, em decorrência de uma acidente de lancha, tem 48 anos e trabalha como mixologista (bartender com especialização) na ilha de Fernando de Noronha (Foto: Divulgação)

 

Campanha Abril Laranja é uma realização da Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC) para conscientização e prevenção das causas decorrentes da amputação

 

O Brasil conta com cerca de 500 mil pessoas amputadas e 10% têm algum tipo de deficiência, de acordo com dados estimados pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR). A amputação acontece por diversos motivos, como acidentes domésticos, de trânsito e por doenças como o diabetes. Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), apontam que a doença está no ranking como a responsável por 70% das amputações que acontecem no país. Somente no último ano, segundo a SBD, cerca de 46 amputações aconteceram por dia, em consequência da doença. 

Contudo, as formas de prevenção da amputação ainda são desconhecidas por boa parte da população e para o presidente da Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC) André Cristiano da Silva, a falta de informação sobre os reais riscos é um fator preocupante, já que falta esclarecimento de boa parte da população. 

“Perder um membro do corpo tem sido mais comum do que se imagina no Brasil. Muitas pessoas, por exemplo, são diabéticas, mas não sabem e acabam buscando ajuda médica somente quando o quadro se agrava. Para a prevenção criamos a campanha Abril Laranja como forma de conscientização na amputação”, analisa André. 

A campanha Abril Laranja, iniciada em 2020, ano que também começou a pandemia, tem por objetivo ressaltar a informação sobre a importância do trabalho da ABOTEC e buscar a conscientização das pessoas sobre a possível perda do membro e todo o processo de reabilitação de pacientes já amputados. De lá para cá, tem somado forças com demais órgãos e instituições a fim de que, por meio da campanha de conscientização as pessoas compreendam mais a respeito da amputação, saibam sobre as maneiras de prevenção da perda de membros e também conheçam as histórias de ressignificação e transformação de vida das pessoas amputadas. 

A campanha de conscientização da amputação está na sua terceira edição e será realizada durante todo o mês de abril, com a divulgação de ações nas redes sociais trazendo informações, vídeos com depoimentos e lives semanais para levar a informação ao máximo de pessoas a respeito do assunto. Além disso, serão realizadas doações de próteses pelas clínicas e demais empresas ligadas ao ramo da ortopedia e participantes da campanha Abril Laranja. 

A ABOTEC, por meio de cursos e congressos, tem como objetivo proporcionar aos profissionais a oportunidade de melhorar seus conhecimentos técnicos para que pessoas com algum tipo de deficiência ou que utilizam órtese ou prótese tenham o grande benefício de serem atendidas por profissionais capacitados. 

“Nosso intuito é também prezar pelo cuidado não somente com a saúde física, mas também com a saúde mental das pessoas amputadas, para que possam se desenvolver e ter uma qualidade de vida, buscando sua autonomia e inclusão social”, pontua o presidente da associação.

 

Sobre a ABOTEC

A Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento técnico - científico da ortopedia técnica do Brasil. 

Fundada desde 1988, vem consolidando ao longo de sua trajetória sua posição de entidade representativa, fiscalizadora e regulamentadora da área de ortopedia técnica. 

Através do aprimoramento profissional, técnico e humanístico e da disseminação do conhecimento de novas técnicas, materiais e dos últimos avanços tecnológicos, a ABOTEC busca a cada dia uma maior representatividade junto ao governo e a sociedade, sempre sob a visão de uma atitude ética e engajada em prol do melhor atendimento das pessoas portadoras de deficiência. 

Sua estrutura, baseada nos moldes das demais entidades internacionais (Ispo, Interbor, etc), compõe-se de empresas e de profissionais da área que, juntos, buscam a excelência na integração de uma equipe multidisciplinar na reabilitação física. A ABOTEC acredita que o segredo desse sucesso está na seriedade daqueles que se dedicam à sua causa e também a participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados