Pesquisa aponta que mulheres
representam 78% dos cargos de chefia em 295 companhias do Brasil
Relatório Women in Business mostra que mulheres são maioria nos cargos de liderança em 34% das empresas de médio porte no Brasil - Imagem: Unsplash
A representatividade feminina é cada
vez maior na gestão das empresas de todo o planeta. No Brasil, uma pesquisa
realizada pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), mostrou
que as mulheres ocupam 78% dos cargos de liderança em 295 companhias
alocadas no país.
Embora o apontamento seja positivo e os
números mostrem clara evolução no quadro de líderes do sexo feminino, o
Relatório Global de Gênero do Fórum Econômico Mundial, divulgado em 2021, não
trouxe pontos positivos a curto prazo sobre a equiparação aos números de homens
nos cargos de chefia. De acordo com o levantamento, a perspectiva para o fim da
disparidade entre mulheres e homens na chefia das companhias na América Latina
e no Caribe, tem como cenário base apenas o ano de 2091. A diferença também é
considerável quando se trata de ganhos financeiros. Segundo o
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), elas ainda recebem
cerca de 22% menos que os homens.
Já no universo das franquias, o
contexto se desenha mais favorável às mulheres. O estudo “Liderança
Feminina no Franchising”, realizado pela ABF (Associação
Brasileira de Franchising), aponta que as pessoas do sexo feminino
comandam 49% das unidades próprias ou franqueadas. Ainda
segundo a pesquisa, o faturamento dos estabelecimentos chefiados por gestoras
chega a ser 34% maior do que nos liderados por homens. Segundo Leiza Oliveira,
CEO da Minds Idiomas, o diferencial das líderes está na potencial resiliência
de cada mulher. “Superar as barreiras que colocam em nosso caminho é uma missão
diária para nós. Acredito que muito dessa capacidade de gestão vem dos desafios
que nos impuseram e conseguimos superar. A força de vontade que nos tira da
zona de conforto e nos faz enfrentar as batalhas traz ótimas recompensas e o
resultado é consequência de todo o nosso trabalho”, declara Leiza.
Para a CEO da Minds Idiomas, um dos
aspectos mais relevantes para a ascensão das mulheres no mercado de trabalho é
a possibilidade de aprender um novo idioma. O apontamento vai ao encontro de
uma pesquisa do portal de empregos LoveMondays/Glassdoor, no qual o salário de
uma pessoa do sexo feminino que seja bilíngue pode ser 50% maior. “O
aprendizado de um novo idioma traz benefícios em diversos pontos. Além do
salário, a chance de absorver uma cultura diferente e ter uma abertura para
novas possibilidades, novos caminhos e a realização daquilo que antes não nos
era permitido sonhar”, cita a CEO da Minds Idiomas.
O dia 8 de março, Dia Internacional da
Mulher, traz a lembrança de destacarmos todos os dias a importância do
empoderamento feminino à frente de projetos que buscam a redução da
desigualdade nas relações interpessoais e profissionais. Mais de 90%
das franquias Minds tem uma mulher como Sócia franqueada, e tem
orgulho em dizer que apoia todas as campanhas que favorecem o protagonismo das
mulheres.
8 de março - Dia
Internacional da Mulher
Em 8 de março de 1917, mais de 90 mil
trabalhadoras tomaram as ruas da Rússia para protestar a favor da melhoria das
condições de trabalho e de vida. O alvo das manifestações era o Czar Nicolau II
(1868-1918). A luta das mulheres russas serviu como exemplo ao mundo e deu
origem ao Dia Internacional da Mulher. A manifestação ganhou o nome de
"Pão e Paz", pois as operárias se dirigiam de maneira direta contra
as atrocidades cometidas durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Minds Idiomas
https://mindsidiomas.com.br/
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