Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de março de 2022

Campanha busca conscientizar sobre doença rara em meninos

Música e clipe alertam de forma leve e divertida para os sinais e sintomas da distrofia muscular de Duchenne. Iniciativa busca auxiliar no diagnóstico precoce, fundamental para a manutenção da qualidade de vida

 

De repente, o Detetive Gui sobe em seu tapete mágico, com seu gato, protegido pelo seu casaco, e sai, curioso, em busca de aventura sem deixar que nada o atrapalhe. Esse é o cenário da música “Se eu cair vou levantar”, que conta, com muita leveza, a história de um menino que tem distrofia muscular de Duchenne (DMD). O lançamento da campanha, que conta também com um clipe, estreou hoje no canal do YouTube do Palavra Cantada, nesse link.

A música, criada pelo grupo musical em parceria com a biofarmacêutica global, PTC Therapeutics, tem com como objetivo informar a sociedade e os profissionais da saúde sobre a distrofia muscular de Duchenne (DMD), uma doença rara, progressiva e que afeta principalmente os meninos. O personagem, Detetive Gui, é portador da doença e conta em forma de música o seu dia a dia como paciente. Seu nome é uma homenagem ao médico Guillaume Duchenne, descobridor da doença.

Para Rogério Silva, vice-presidente e gerente geral da PTC, elaborar esse tipo de campanha de conscientização é fundamental. “As doenças raras precisam ser diagnosticadas rapidamente. Esse tipo de campanha leva a informação de forma divertida diretamente para pais, educadores e profissionais de saúde e ajudam no reconhecimento dos sinais e sintomas, auxiliando nesse processo."

A distrofia muscular de Duchenne tem como principal sintoma a perda de massa muscular de forma progressiva, gerando fraqueza que altera o jeito de andar ou causa quedas frequentes. O diagnóstico precoce, no entanto, é capaz de proporcionar ótima qualidade de vida e de postergar os efeitos da doença.

 


Material destinado ao público em geral: Esse conteúdo não substitui o diagnóstico médico. Em caso de dúvidas, procure um especialista. BR-CORP-0293

 

[1] Araujo APQC, Carvalho AAS, Cavalcanti EBU, Saute JAM, Carvalho E, França MC Junior, Martinez ARM, Navarro MMM, Nucci A, Resende MBD, Gonçalves MVM, Gurgel-Giannetti J, Scola RH, Sobreira CFDR, Reed UC, Zanoteli E. Brazilian consensus on Duchenne muscular dystrophy. Part 1: diagnosis, steroid therapy and perspectives. Arq Neuropsiquiatr 2017;75(8):104-113.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados