Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho.
Em tempos de mercado de trabalho com déficit de
vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias
para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano,
diretora de projetos da empresa Outliers Carreers, entre as táticas usadas está
a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os
colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?
Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se
passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que
ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e
bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até
mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou
de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela mesma e nas
conquistas que pretende alcançar”, explica Madalena Feliciano. Madalena também
alerta que a máscara, uma hora ou outra, vai cair. “Se você ainda não sabe se
aquele ou aquela colega é dissimulado, não se preocupe. Com o tempo, você vai
perceber se ela se contradiz, se ela fala mal de alguém pelas costas e vai
acabar identificando a falsidade ali”, comenta.
Como agir - Imagine que você seja o assunto da pessoa falsa, que está tentando
te colocar em um nível inferior em relação aos seus outros colegas e chefes.
Como você reagiria? Muitas pessoas com certeza iriam discutir e cobrar
satisfação. Porém, esse pode não ser o melhor caminho. “Resolver a situação com
um diálogo pode ser a melhor atitude, mas desde que o diálogo seja feito de
maneira discreta. Isso porque originar situações de discussões acaloradas e
brigas no ambiente de trabalho pode ser muito prejudicial para a sua carreira,
podendo levar até a demissão.” esclarece a especialista em carreiras Madalena
Feliciano.
Madalena também ressalta que o primeiro passo que deve ser tomado com essas
pessoas que querem impedir seu progresso é se afastar, pois gastar energia com
quem não deseja seu bem pode ser muito desgastante e te atrapalhar. No entanto,
se afastar não significa que você deve parar de falar e ignorar a existência da
outra pessoa. A relação com a pessoa deve existir, sendo estritamente
profissional. O problema é querer ser amigo dessa pessoa. “Dessa maneira, com o
tempo, a pessoa que prefere se tornar um personagem no trabalho vai perdendo
mais espaço, por isso, não é preciso dar muita atenção a essas pessoas. Saber
trabalhar em equipe pode ser um diferencial seu no mercado e essas pessoas vão
se complicar nesse sentido. Por isso, quem convive com uma pessoa falsa pode
ficar tranquilo e manter todo o foco apenas no seu trabalho que no final você
será recompensado”, conclui Madalena Feliciano.
Madalena Feliciano -
Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias,
consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de
equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em
gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e
MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de
televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental,
postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo
corporativo. Mater Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza
atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos,
gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário