Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Seconci-SP: obesidade é fator de risco para outras doenças

Dados do IBGE apontam que 27 milhões de brasileiros são obesos

 

O Dia Nacional de Prevenção à Obesidade (11 de outubro) foi incorporado ao calendário nacional como um alerta para esta doença crônica, cada vez mais prevalente. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse problema atinge 27 milhões de brasileiros. Porém se considerarmos todos os graus de excesso de peso, esse número chega a 75 milhões.  

A endocrinologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), dra. Carolina Spissirits Gomes de Amorim, afirma que a obesidade tem grande importância, pois é uma doença que causa outras. “Trata-se de um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus, hipertensão arterial, síndrome de apneia obstrutiva do sono, problemas de fertilidade, complicações ortopédicas, além do enorme sofrimento psíquico, causando baixa autoestima, ansiedade e depressão”. 

Ela explica que a obesidade é uma doença multifatorial, decorrente de causas genéticas, ambientais e comportamentais e que necessita de acompanhamento especializado e multidisciplinar, envolvendo médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.

 “Prevenir a obesidade significa cultivar hábitos saudáveis, estimulando a alimentação rica em frutas, legumes e verduras, pobre em gorduras, frituras, alimentos industrializados e açúcar. Incentivar a prática de exercícios físicos e difundir o conhecimento para que as pessoas possam fazer melhores escolhas em seu dia a dia e assim controlar as causas evitáveis da doença”, orienta a endocrinologista. 

O peso ideal é baseado no índice de massa corpórea (IMC), que é obtido dividindo o peso pelo dobro da altura (peso/altura²). “O índice considerado normal fica entre 20 e 25, acima de 25 consideramos sobrepeso e, a partir de 30, obesidade. Se esse for o caso, o ideal é procurar atendimento médico o quanto antes, para evitar que surjam outras doenças”. 

O tratamento, quando a doença está instalada, se baseia na mudança de hábitos alimentares, prática regular de atividades físicas, podendo envolver o uso de medicamentos, balão intragástrico ou, para casos mais graves, até a cirurgia bariátrica. “O Seconci-SP dispõe de equipe multiprofissional, composta por endocrinologista, nutricionista e psiquiatra, oferecendo todo apoio para que o paciente consiga tratar essa doença, promovendo saúde e mais qualidade de vida”, finaliza dra. Carolina. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados