Alisson Souza, CEO
da abler, dá dez dicas para empresas oferecerem um processo de seleção mais
humanizado e agradável
Assim como o marketing lançou conceitos que hoje
determinam como deve caminhar um negócio, como experiência do cliente ou CX –
Customer Experience em inglês, experiência do usuário ou UX – User
Experience, a área de Recursos Humanos também incorporou o conceito
e adotou a experiência do funcionário ou EX – Employee Experience e a
experiência do candidato ou CX – Candidate Experience.
Alisson Souza, CEO da Abler, startup
criada por profissionais das áreas de Recursos Humanos e Tecnologia com o
objetivo de conectar empresas e candidatos de maneira simples e amigável,
afirma que o recrutamento e seleção é uma tarefa muito delicada por lidar com
pessoas e seus sonhos. “Isso quer dizer que uma experiência ruim em um processo
seletivo pode afetar e muito alguns profissionais”, adverte.
O empresário enumera dez dicas que podem ser úteis
para os profissionais de Recursos Humanos, em especial de Atração de Talentos,
oferecerem uma melhor experiência aos candidatos.
- Valorize
a página de carreiras da empresa
A página de carreiras, também conhecida como
“trabalhe conosco”, é a porta de entrada para candidatos que talvez estejam
previamente interessados na empresa. Segundo Alisson, a experiência do
candidato já deve começar nessa ação, para evitar que ele perca o interesse.
De acordo com o CEO da abler, é importante que a
página tenha todas as informações necessárias com transparência, com fotos,
vídeos institucionais e depoimentos, tornando o conteúdo bem mais atrativo. “É
interessante também adicionar a missão, visão e valores, assim como a cultura
da empresa, pois ajuda as pessoas a se identificarem com a organização,
facilitando o fit cultural”, sugere.
Outro ponto fundamental na opinião de Alisson é a
usabilidade. “É importante que o site seja intuitivo, ou seja, fácil de
usar e entender sem conhecimento prévio. Além de disponibilizar a página de
forma responsiva, podendo ser acessada por celulares e tablets”,
orienta.
- Planeje
as etapas do recrutamento e seleção
Na opinião do CEO da abler, quanto antes a área de
RH antecipar o processo, maiores as chances de fechar uma boa contratação. “Por
isso, o planejamento da vaga é importante, pois conhecer bem e definir todos os
critérios, conhecimentos e habilidades que o perfil ideal deve ter facilita a
busca”, reforça Alisson.
Os principais passos para fazer um bom planejamento
do processo seletivo são:
- Conhecer bem a vaga aberta;
- Elencar os conhecimentos
básicos necessários;
- Alinhar as soft
skills (competências comportamentais) necessárias;
- Estabelecer as etapas do
funil de recrutamento;
- Definir o canal de
comunicação com os candidatos;
- Escolher o canal de
divulgação da vaga.
- Divulgue
as vagas de forma clara
Um aspecto primordial considerado por Alisson é a
descrição de vagas transparente e clara. Neste momento, o executivo afirma que
o responsável pelo processo seletivo precisa reunir o maior número de
candidatos possíveis, para então encontrar os com maior aderência. “Portanto,
ter informações claras é imprescindível para conseguir atingir o público certo.
Contudo, outro fator que ajuda na experiência do candidato é o formato em que
esse anúncio é feito”, observa.
Ele cita como exemplo o uso de imagens e linguagem
adequadas para cada cargo com termos da área e comunicação daquele público, no
caso de uma vaga para designer. “Se a posição aberta for para a área
financeira, o estilo de redação da vaga precisa ser completamente diferente”,
ensina.
- Facilite
a candidatura
Excesso de burocracias e formulários podem
desgastar os candidatos e fazer com que eles desistam de se candidatar ao
processo. Para Alisson, a página deve ser o mais intuitiva possível para
facilitar o acesso das pessoas.
- Mantenha
uma comunicação fluida com o candidato
Alisson recomenda, desde o primeiro contato, deixar
claro para o candidato que o responsável pelo processo está disposto a tirar
suas dúvidas e que há um canal aberto e de fácil acesso. “Lembre-se de contatar
o interessado frequentemente, pois ele pode achar que não faz mais parte do
processo”, aponta.
- Apresente
a cultura da empresa
Segundo o CEO da abler, a partir do anúncio da vaga
é muito importante deixar evidente os valores da empresa e apresentar sua
cultura para familiarizar o candidato. Dessa forma, é possível gerar mais
conexão com os interessados e as chances de encontrar o fit
certo são maiores.
- Acolha
o candidato
A entrevista e a aplicação de testes são momentos
bem tensos para qualquer candidato. Alisson recomenda manter um clima amistoso
de conversa e não de interrogatório. “Seja sempre agradável e lembre-se que
estar ali não é um favor para o profissional”, comenta.
- Nunca
esqueça de dar feedback
Manter uma comunicação fluida e acolher o candidato
também pressupõe dar um feedback acerca do processo para que
ele tenha noção se está indo bem ou se foi desclassificado. “Não tem nada mais
chato do que não saber por que foi eliminado. Por isso, tenha empatia e sempre
que possível deixe claro para os candidatos qual a posição deles na jornada da
seleção”, recomenda Alisson.
- Monitore
a experiência do candidato
O CEO da abler também recomenda ao profissional de
Atração de Talentos ficar atento a todas as etapas do processo, como cada um
dos candidatos reage a elas e, se necessário, perguntar a eles como se sentem,
se tal etapa faz sentido ou não. “Dessa forma, gera-se uma conexão com o
interessado e deixando-o mais à vontade para prosseguir na seleção”, argumenta.
- Invista
em tecnologia
A tecnologia facilita a vida do responsável pelo
recrutamento e a do candidato. Alisson recomenda o uso de software
de recrutamento que:
- otimiza os processos;
- reduz o tempo de
contratação;
- facilita a triagem;
- cria um ranking
de melhores candidatos;
- integra meios de comunicação
com o candidato;
- possibilita realizar
entrevista online pela própria plataforma, sem precisar de
cadastro;
- padroniza as etapas;
- gera relatórios automáticos.
Alisson Souza - Apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S, Alisson trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, quando exerceu o cargo de gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. É pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 35 mil vagas na média, em oito dias.
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