A Inteligência Artificial já é uma realidade e o que ela pode fazer para a área de marketing é indiscutível. Sabemos que com o aumento no acesso a dados, o poder da computação e velocidade da nuvem, as empresas podem escalar IA mais rápido. Hoje, vivemos no mundo da hiperpersonalização. Por meio da IA, conseguimos falar com cada pessoa de uma forma diferente - one on one - ou com várias ao mesmo tempo, unindo o lado racional dos dados ao emocional e a criatividade dos profissionais de marketing. Além disso, é possível fazer segmentações mais precisas de audiência, apurar os resultados das interações que trazem mais retorno, permitindo a maximização de ganhos e otimização de custos que podem ser aplicados em companhias do pequeno ao grande porte, independentemente do segmento de atuação.
Atualmente, muitas corporações ainda
utilizam a IA de forma restrita, a partir da inserção de anúncios digitais, no
forecast de vendas, na automação de dados para apoiar o atendimento nos call
centers até a jornada do cliente no funil de vendas. Mas ela também pode
agregar ainda mais na conquista de novos clientes, por meio da
análise de comportamento em tempo real e, consequentemente, na comunicação
mais assertiva e até mesmo na redução de riscos, a partir
da utilização da triagem analítica que pode sinalizar possíveis sinais de
fraude e inadimplência.
Segundo uma pesquisa do International
Data Corporation (IDC), entre 2018 e 2019 as organizações que implantaram
IA cresceram de 4% para 14%. No entanto, as barreiras ao
escalonamento da tecnologia para empresas ainda estão relacionadas à confiança
ou ao ceticismo com os resultados, qualidade e complexidade dos dados e lacunas
de habilidades para construir sua implantação.
Ainda de acordo com o IDC, as empresas
que utilizarem a IA a seu favor até 2024 serão 50% mais rápidas do que as que
não utilizarem. E, por conta disso, se uma organização não estiver adaptada
tecnologicamente, ela certamente cairá em desuso ou perderá muita
credibilidade. Isso significa que não basta apenas investir em tecnologia, é
imprescindível também capacitar as equipes para que elas
estejam preparadas para esta nova realidade. Outro dado importante é da
pesquisa Global AI Adoption Index 2021, que demonstra que 40% dos profissionais
de TI no Brasil confirmam a utilização da IA em seus negócios e 60% deles
relata ainda que as atuais necessidades de negócios estão impulsionando a
adoção da tecnologia nas empresas. Frente a este cenário, 37% das companhias
brasileiras afirmam que devido à pandemia, o foco no atendimento ao cliente foi
intensificado.
Por isso, é a hora também dos CMOs
liderarem este momento e IA é o caminho.
Em uma pesquisa realizada pela IBM, foi
levantado que, até 2024, 32% das marcas vão utilizar a IA para entender os
sentimentos e percepções dos seus clientes, o que ocasionará uma expansão no
volume de vendas de 50%. Isso demonstra que a inteligência artificial estará
presente em todos os pontos de contato na jornada do cliente. Outro dado
relevante é que, em 2023 20% do valor da marca de uma empresa estará atrelado
às políticas de privacidade e confiança, adotadas como parte dos esforços de
experiência do cliente (CX).
Esses números ressaltam que a IA tem o
poder de auxiliar os profissionais de marketing para o melhor entendimento do
seu público-alvo, quem é o buyer persona que será trabalhado e, principalmente
a tomada de decisões. Por isso, compartilho algumas dicas que farão
a diferença para enfrentarmos os desafios que estão por vir:
• Conheça a fundo os seus clientes, automatize processos
complexos e otimize o tempo de suas equipes e a entrega de
valor para os seus clientes;
• Aloque o seu budget de forma mais
estratégica com os dados obtidos da IA, além
de reduzir seus custos, o cliente também enxergará valor nesse projeto;
• Desenvolva uma estratégia de conteúdo com base nos insights de dados e interações usando a
inteligência artificial, buscando aumentar o engajamento e a conexão mais
emocional na jornada de experiência do cliente, em todos os pontos de contato;
• Construa uma base de dados forte e
confiável, assim você conseguirá criar a melhor
estratégia e ainda segmentar a audiência no momento certo;
• Utilize a IA para apoiar a tomada
de decisões de forma mais rápida e assertiva, buscando assim aumentar
o ROI;
• Invista na capacitação contínua
do seu time para que eles possam performar frente aos novos projetos;
• Lembrem-se que a IA está em constante
evolução e adaptação, ocorrendo à medida que os comportamentos dos clientes
mudam.
Hoje vivemos na década "Human + AI
+ Collaboration". Com a IA e o surgimento de novas tecnologias digitais,
certamente teremos o fortalecimento de profissões menos direcionadas à rotina e
mais à criação e ao relacionamento. É óbvio que tudo passará por uma renovação
e, frente a este novo cenário, é importante que as empresas entendam que essa
transição vai ser mais uma atuação em conjunto de talento humano e
tecnologia. Isso impactará claramente nas rotinas que conhecemos, desde a
carga horária, quantidade de dias trabalhados e local de trabalho (híbrido ou
home office).
Afinal, a inteligência artificial deve
promover a inteligência humana. E todas essas mudanças que estão por vir
contribuirão ainda mais para agregarmos valor aos negócios, termos tempo para
olhar nos olhos de nossos clientes e construirmos uma relação ainda mais próxima
e duradoura. E você, acredita em um futuro sem a IA?
Marcelo Trevisani - com
mais de 20 anos de experiência como profissional nas áreas de Digital
Marketing, Transformação Digital, Inovação, Chief Marketing Officer, é
considerado um dos nomes mais relevantes da área. Participou de grandes cases
de Marketing Digital do Brasil para empresas como Tecnisa, BRF, Itaú,
Coca-Cola, Nestlé e Vivo, além de ter sido finalista e vencedor em prêmios como
Caboré 2017 e CMO 2019, respectivamente. Atualmente, como Chief Marketing
Officer, embasa seu trabalho em 3 pilares: Marketing - pelo
foco no consumidor, Growth - pelo foco em crescimento de
negócio e Marketing Digital e Growth Hacking - como facilitadora de trabalhos.
Foi criador e professor do primeiro curso de pós-graduação em Marketing Digital
do Brasil, além de professor de MBAs e Pós-Graduações por mais
de 10 anos em instituições como ESPM, FGV Business School e
FIAP. Também é palestrante em eventos relacionados à Nova Economia,
Transformação Digital, Marketing Digital e Growth Hacking em locais como ESPM,
Endeavor, CUBO Itaú, SEBRAE, Digitalks, Casa Digital, ProXXima, Social Media
Week, In Companies entre outros.
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