Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Conheça formas de prevenção contra a cárie interproximal

Adobe Stock
Especialista da GUM explica como evitar o problema e manter a região bucal saudável


Frequentemente vista nos consultórios odontológicos, a cárie é um problema que afeta grande parte da população, com alta incidência entre as crianças. Segundo estimativa realizada pela Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo), a doença atinge cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo e sua incidência no Brasil é de 56% conforme levantamento do Ministério da Saúde.

A cárie consiste em um processo de desmineralização do dente que ocorre por causa dos ácidos provenientes da placa bacteriana. Com a ingestão de alimentos açucarados e o acúmulo de resíduos, as bactérias se acumulam e formam barreiras que são difíceis de serem removidas. Neste processo os microorganismos perfuram o esmalte dental e destroem os minerais, causando dor e desconforto à região.

Entre os variados tipos, a cárie interproximal é apontada como uma das mais alarmantes. Por ser localizada entre os dentes, seu diagnóstico e remoção são difíceis e necessitam de cuidados específicos. Pensando nisso, Queren Azevedo, consultora da GUM , marca americana de saúde bucal, aponta as principais causas e os métodos preventivos que asseguram a saúde bucal em dia.


Higiene adequada

A consultora afirma que a principal causa para o surgimento da cárie interproximal é a limpeza inadequada. Azevedo explica que o uso de escovas interdentais com cerdas macias, pasta com flúor, fio dental e enxaguante são importantes para o processo completo de higiene bucal. "As placas bacterianas são formadas devido ao acúmulo de sujeira. Portanto, realizar a escovação corretamente é fundamental para a prevenção de diversas enfermidades", diz.


Alimentação saudável

Criar uma rotina alimentar equilibrada pode ajudar a manter o sorriso em dia. De acordo com Queren, evitar pratos com muito açúcar e adicionar opções saudáveis ao cardápio é uma ótima opção. "Alimentos como legumes, frutas e laticínios são fontes de vitaminas, minerais e cálcio, que fortalecem os dentes. As fibras também são indicadas, tendo em vista que mantêm o fluxo salival, prevenindo a cárie", esclarece.


Importância do Fio Dental

Como a cárie interproximal se desenvolve entre os dentes, o fio dental é um importante aliado contra o problema. A especialista reforça que com o diagnóstico dificultoso e a alta incidência, o recurso vai além da limpeza. "Apesar da escovação ser essencial, ela não garante a limpeza total. Com o uso correto do fio dental, além de garantir a higiene, impossibilita a formação de placas bacterianas que desencadeiam a corrosão dos dentes", conta Azevedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados