Quarta edição será marcada por histórias reais representadas em intervenções urbanas em SP, Rio, Porto Alegre, Salvador, Brasília, Manaus e Fortaleza e terá conversas para troca de experiências
O
movimento Coletivo Pink – Por um outubro além do rosa promove, ao
longo do mês, um conjunto de ações para conscientizar a população sobre o
câncer de mama e o câncer de mama metastático. É o quarto ano consecutivo da
campanha que promove acolhimento por meio de informação de qualidade sobre
prevenção, diagnóstico, envolvimento da família e outros cuidados em relação à doença.
Este
ano, a campanha dará voz a seis mulheres que enfrentaram ou enfrentam o câncer
de mama, sobretudo o metastático, aquele que se espalha para outras partes do
corpo. Os relatos foram colhidos em um processo de escuta ativa e afetiva, que
representa a essência do Coletivo Pink, uma iniciativa da Pfizer em parceria
com associações de pacientes. Essas histórias serão projetadas em uma exposição
na Estação Sé do metrô em São Paulo e em mais seis cidades do Brasil, inclusive
locais de origem das pacientes, agregando representatividade à conscientização.
“Seguimos
com avanços importantes para o controle do câncer de mama, com bastante foco no
bem-estar e na qualidade de vida das pacientes. Para isso, é muito importante
reforçar a conscientização sobre possibilidades de tratamento, necessidade de
manter os exames e acompanhamento médico regular”, esclarece Márjori Dulcine,
diretora médica da Pfizer Brasil.
Um
outubro além do rosa em forma de arte
Na
capital paulista, nas esquinas das ruas Domingos de Moraes, 907 e Vergueiro, a
artista visual Mari Pavanelli criará, durante os primeiros 10 dias de outubro,
um grafite que deve impactar a todos não só pelo seu tamanho. A obra, de forma
leve e poética, pretende ressignificar a doença ao substituir a cicatriz da
cirurgia de retirada do seio, uma das formas de tratamento, pela imagem de
flores. Permanecerá em exposição por 300 dias, sensibilizando motoristas e
pedestres, que passarem pelo local.
Já
em uma das estações de metrô mais movimentada da cidade, a da Sé, a exposição
multimídia “Artemisa: Arte Urbana” terá painéis de led dispostos em totens para
transmissão de mini vídeos com menções de experiências vividas por cada
paciente.
Esse
conteúdo também será transformado em desenhos, inspirados no jeito de ser e nas
histórias das pacientes e ganhará o formato de outdoor nas cidades de Porto
Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. Já em Manaus e em Fortaleza, a arte será
exposta por meio de mobiliários urbanos. E, na capital federal, integrará uma
projeção na Esplanada dos Ministérios, no dia 19 de outubro, por meio de
parceria com a associação Recomeçar.
O
Coletivo Pink ainda vai oferecer, semanalmente, durante o mês de outubro, seis
rodas de bate-papo sobre os diversos temas relacionados ao câncer de mama. Com
transmissão em plataforma digital, as conversas do Sofá
Pink foram idealizadas para dar oportunidade de
compartilhamento experiências.
As
iniciativas do movimento poderão ser acompanhadas de maneira virtual, no site e nas redes sociais do Coletivo Pink – Instagram e Facebook. “Neste ano, teremos um evento híbrido,
com intervenções urbanas e ações em formato on-line para ampliar o alcance das
atividades e atingir um grande número de pessoas em todo o país”, destaca
Cristiane Santos, Diretora de Assuntos Corporativos e Comunicação da Pfizer
Brasil.
Com
o apoio das principais associações de pacientes oncológicos do País, o Coletivo
Pink é resultado de muitas vozes. Desde a sua criação, fazem parte da
iniciativa o Instituto Oncoguia, a Federação Brasileira de Instituições
Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o Instituto Vencer o Câncer
(IVOC), o movimento Todos Juntos contra o Câncer (TJCC) da Associação
Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), a Fundação Nossa Casa, o Instituto
Lado a Lado pela Vida, o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), as
entidades Recomeçar, Meninas do Peito, Casa do Cuidar, Américas Amigas, Projeto
Camaleão, Amor e União Contra o Câncer (AMUCC), Além da Cura, os hospitais
Oncoclínicas e Moinhos de Vento e a Pfizer.
SERVIÇO
GERAL: COLETIVO PINK - POR UM OUTUBRO ALÉM DO ROSA
Intervenções
urbanas
São
Paulo:
· Esquina
das Ruas Domingos de Morais e Vergueiro: em construção entre 1º e 10 de
outubro. Em exposição até agosto de 2022.
· Metrô
da Sé: de 1º a 30 de outubro, durante horário de funcionamento da estação
Porto
Alegre: Avenida Assis
Brasil, s/n
Salvador:
Avenida Paralela, s/n
Rio
de Janeiro: Rua Cândido Benicio
Brasília:
Esplanada dos Ministérios: dia 19 de outubro, a partir das 18h
Sofá
Pink – Rodas de conversa com Associações de Pacientes
06/10
- Casa Paliativa: Contém esperança, um papo com pacientes
13/10
– Oncoguia: Informações que empoderam
20/10
- Instituto Avon: Violência contra a Mulher
21/10
– Femama: Reflexões sobre o Outubro Rosa
27/10
– Instituto Vencer o Câncer (IVOC): Câncer de Mama e Alimentação
28/10
- Lado a Lado pela Vida - tema em definição
A
programação poderá ser acompanhada nas redes sociais do Coletivo Pink – Instagram e Facebook
Pfizer
www.Pfizer.com ou www.pfizer.com.br,
Twitter: @Pfizer e @Pfizer News
Facebook: Facebook.com/Pfizer
Facebook.com/PfizerBrasil
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