Especialista no setor food service
destaca importância de soluções digitais para manter prevenção e ao mesmo tempo
otimizar serviçosFreepik
Durante a pandemia, 50 mil estabelecimentos do setor de bares e restaurantes deixaram de existir no estado de São Paulo, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), o que equivale a 20% do total. A Associação aponta ainda que 400 mil funcionários perderam seus postos de trabalho. Com o fim das restrições nos horários de funcionamento, empreendedores estão se organizando para retomar as operações em horário normal e esse momento exige cautela.
"Essa nova reabertura
fez com que os empresários criassem uma expectativa positiva de que tudo
voltará a ser como era antes, mas é importante que eles estejam atentos às
novidades e saibam se organizar, pois ainda é um momento delicado para o
setor", comenta João Quintella, CEO e fundador da Liuv , startup responsável pela
criação de soluções digitais para bares e restaurantes.
Quintella alerta que
algumas estratégias podem garantir uma retomada mais fácil e bem-sucedida
depois de um período de tantas instabilidades. Confira as dicas do CEO:
• Digitalização e aceleração
são o novo normal
Ser digital é a nova
tendência e a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo. É
importante que os estabelecimentos ofereçam serviços digitais, especialmente
aqueles serviços que, além de representarem facilidades e maior qualidade no
atendimento, também sejam uma forma de prevenção ao Coronavírus. Ou seja, se
você é um bar ou restaurante, em vez de entregar um cardápio de papel para seu
cliente, ofereça a opção de acesso via QR Code, para que ele acesse diretamente
do celular, sem a obrigatoriedade de tocar em algo. Além disso, você também
pode possibilitar que o pagamento seja feito por meio de app, para evitar que
aquele cliente fique em uma fila ou espere pelo garçom e que ainda tenha que
tocar na máquina de cartão.
• Controle seu CMV
Essa dica parece simples e
trivial, mas existem muitos estabelecimentos que ainda não têm o próprio
controle do custo de mercadoria vendida e isso torna o dia a dia da gestão do
negócio muito mais complexa. "Ter uma plataforma de gestão que auxilie no
controle dos produtos mais vendidos, do ticket médio do negócio, entre outros
indicadores, ajuda o empreendedor a gerir de melhor forma o negócio e até a
produzir estratégias mais certeiras de marketing", aponta Quintella.
• Otimização dos fluxos
Como já dito, o ‘novo
normal’ trouxe aceleração no dia a dia do consumidor. Hoje ele quer sentar,
consumir e pagar de maneira mais rápida. É importante que o estabelecimento
esteja ciente disso e se organize para conseguir girar as mesas, diminuir as
filas e prestar um bom atendimento. Assim, é possível ter um volume maior de
clientes e oferecer bons e rápidos serviços para que todos saiam satisfeitos.
• Tenha sempre os
protocolos de prevenção em mãos
Não é porque seu estabelecimento
voltou a funcionar em todos os horários, que você pode relaxar com a segurança
dos clientes e funcionários. "Cumprir os protocolos de prevenção à
Covid-19 faz com que todos se sintam seguros e queiram retornar sempre ao seu
bar ou restaurante", finaliza o CEO.
LIUV - startup do setor food service
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