A
data é comemorada neste dia 08 e tem como intuito destacar a importância da
leitura e escrita
Nesta quarta-feira, 08
de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização. A data foi
criada em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela UNESCO para
ressaltar o quão importante são os processos de aprendizado da leitura e da
escrita no desenvolvimento pessoal e social, lembrando também que a educação
escolar é um dos direitos assegurados pela Declaração Universal dos Direitos
Humanos.
A comemoração chama a
atenção para um fator importante: Segundo dados publicados pela UNESCO em 2018,
mais de 750 milhões de jovens e adultos em todo o mundo não possuem
conhecimento básico em escrita e leitura e dois terços dessa população são
classificados como analfabetos funcionais, isto é, não conseguem interpretar um
texto simples ou uma equação matemática, embora conheçam as letras e números.
A coordenadora da
Educação Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie Higienópolis (CPM),
Daniela Beraguas, acredita que as habilidades da alfabetização devem ser
desenvolvidas quando criança, em paralelo com os demais conhecimentos durante o
crescimento pessoal. "A primeira infância é um momento fundamental na vida
das crianças, pois é nessa fase que estão em pleno desenvolvimento cognitivo,
motor, social e socioemocional. Com isso, é importante que as habilidades que
constroem esse alicerce, ou seja, a base de ancoragem para a alfabetização,
sejam estimuladas adequadamente, considerando a integralidade e a
individualidade da criança", afirma.
A alfabetização se
torna então, a habilidade fundamental para um ser humano estar socializado,
assim como ter acesso às questões culturais, ao pensamento crítico e a
possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho. É ela também a forma de
mediar o índice de desenvolvimento humano de um país, onde temos as taxas de
analfabetismo, qualidade de vida, empregabilidade, dentre outras análises
sociais.
Para a coordenadora, é
importante traçar um caminho educativo que conduza a criança para o
conhecimento mais ampliado. "A alfabetização está para além da metodologia
utilizada, pois é um processo que se consolida por meio do desenvolvimento da
linguagem oral, funções executivas, habilidades fonológicas (vocabulário,
memória e nomeação), habilidades metafonológicas, habilidades preliminares de
linguagem escrita, conhecimento do nome das letras e seus sons e habilidades
visuoespaciais".
Segundo Beraguas, a
sistematização acontece na organização das habilidades citadas, que tornam uma
criança pertencente e inserida no contexto social, formando também os leitores
e escritores atuantes na sociedade.
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