Especialista no setor de eventos comenta os principais
benefícios em aplicar o formato
O
ano de 2020 foi desafiador para todos os setores, mas especialmente para o
mercado de eventos. A Associação Brasileira dos Promotores de Evento
(Abrape) estima que mais de 840 mil pessoas do segmento perderam seus empregos.
Em contrapartida, o mercado de eventos online cresceu 400% no último ano,
segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta). Agora, com a retomada
dos negócios e o retorno dos eventos em algumas regiões, o evento híbrido pode
ser a grande aposta do setor.
Para
Leandro Reinaux, CEO da Even3,
startup que simplifica a organização de eventos online e viu sua
demanda crescer 300% no último ano, o formato virtual pode apresentar grande
adesão de marcas e empresas e se consolidar no mundo corporativo. “Acreditamos
que algumas tendências desse mercado continuarão se firmando em vários
cenários, mesmo após a finalização da vacinação em massa. É o caso dos modelos
híbridos, que combinam atividades presenciais para um público reduzido com as
transmissões online ao vivo, para milhares de pessoas”, afirma.
Segundo
uma pesquisa da Endless Events, antes da pandemia 70% das empresas nunca tinham
planejado eventos no formato híbrido, mas com a volta dos eventos presenciais,
ele será visto como uma opção vantajosa.
”Os
eventos online também tiveram um ótimo feedback, portanto, nada melhor do que
mesclar os dois formatos, e, fazer um evento com segurança e comodidade para o
público”, destaca o CEO da Even3. Contudo, Leandro ressalta que preparar um
evento híbrido exige infraestrutura por trás, com um planejamento
estratégico direcionado ao público-alvo e ao conteúdo abordado. "É preciso
tanto ter um espaço físico para o local do evento, quanto uma plataforma segura
para quem estará acompanhando virtualmente”.
Com
base em um estudo recente da Even3,
que buscou avaliar as tendências e comportamentos do mercado de eventos online,
o especialista preparou uma lista com as 5 principais vantagens e oportunidades
que podem ser aproveitadas no formato híbrido:
1.
Alcance e público-alvo
Para
um evento tipicamente presencial, a estratégia de atração gira em torno de
fazer com que os participantes viajem e participem do evento. Porém, quando não
existe limite físico, as possibilidades de alcance crescem muito, já que o
organizador poderá atender um novo público que antes não conseguiria participar
por conta da locomoção.
Além
disso, é possível contar com palestrantes renomados que estejam em outros
estados, ou até mesmo países, sem o custo de trazê-los, já que participam de
forma online. E para quem preferir, ainda há a opção de participar
presencialmente. Ou seja, vantagens tanto para os organizadores/empresas, como
para convidados/público.
2.
Oportunidades de patrocínio
De
acordo com pesquisa realizada
pela AIM Group International, 80% dos patrocinadores corporativos têm
interesse em investir em eventos virtuais porque precisam de interação com o
público. Visto que esse tipo de formato possibilita o contato com um número
maior de participantes, isso aumenta também o interesse de patrocinadores, que
buscam um público qualificado.
Inclusive,
vale ressaltar a importância de contratar uma empresa especializada no assunto
para criar estratégias que chamem a atenção desses patrocinadores, como stands
virtuais, por exemplo.
3.
Acesso ao conteúdo
No
que se refere ao conteúdo, o evento híbrido funciona como nos eventos 100%
online, ou seja, o conteúdo pode ficar disponível para os participantes mesmo
depois da finalização do evento. Além disso, os organizadores podem aumentar
ainda mais o engajamento e visibilidade, vendendo esse conteúdo para quem não
participou, mesmo após passar algum tempo.
4.
Custo-benefício
Geralmente os eventos híbridos são mais vantajosos
financeiramente do que os eventos presenciais. Afinal, apesar da necessidade de
espaço físico, existe uma diminuição no custo de locomoção de palestrantes, por
exemplo. Além disso, conforme citado anteriormente, por ter um alcance maior de
público, o evento híbrido acaba entregando um grande valor, que impacta no
custo do ingresso.
5.
Sustentabilidade
Com as tecnologias
disponíveis, os organizadores podem sempre optar por recorrer ao online na
produção dos materiais do evento, evitando ao máximo o uso de papéis. Além
disso, em comparação com os eventos presenciais, há menos viagens, comidas e
desperdício gerado.
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