Pesquisa revela que maioria das empresas brasileiras tiveram que acelerar seus projetos de tecnologia durante a pandemia da Covid-19, mas empresas ainda estão aprendendo a promover uma jornada de compra surpreendente nos meios digitais
A pandemia da covid-19 provocou grandes mudanças
e transformações digitais nas empresas. Diante de um cenário marcado pelo
fechamento do comércio e pelo distanciamento social como medidas para conter a
disseminação do vírus, as empresas buscaram soluções tecnológicas para manter
suas atividades e relacionamento com seus clientes. De acordo com o Índice de
Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), 87,5% das
empresas brasileiras tiveram que acelerar seus projetos de transformação
digital.
Apesar dessa busca pelo desenvolvimento de
experiências online e do avanço da tecnologia nas empresas, segundo pesquisa da
Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com Oasis Lab
Innovation Space, o foco das soluções ainda mantém relação exclusiva com os
meios de pagamento digitais (94%). “Essa é uma etapa crítica e que realmente
necessita de atenção, mas há de se observar toda a jornada para garantir uma
experiência mais refinada comparando com o processo de compra convencional”,
considera o gestor de empresas e especialista em inovação, Marcos Henrique
Santos.
Ele explica que o grande desafio para as empresas
promoverem as vendas digitais durante a pandemia foi conseguir substituir as
fases presenciais do processo de compra. “Por exemplo, antes, era comum uma
pessoa ir de loja em loja física, visualizar modelos, checar preços,
experimentar diversas peças e, depois de toda essa jornada, comprar a roupa.
Agora, os provadores on-line nas lojas virtuais, onde a pessoa molda um
manequim conforme suas medidas e experimenta diversas combinações de roupas
passou a ser um formato interessante nessa migração do offline para o online.
Além disso, opiniões de pessoas que já adquiriram a peça ganharam ainda mais
força e influência”, completa o especialista, que é o CEO da Launch Machine.
Grandes compras
Segundo Marcos Henrique, a tradição do
atendimento offline está passando por um processo de disrupção e também atinge
investimentos de valores mais vultosos, como no caso da compra de imóveis.
Visitas digitais, informações sobre o projeto e a possibilidade de assinatura
de contratos à distância se tornaram avanços significativos durante a pandemia,
mas o desafio ainda continua sendo a abordagem do consumidor.
“A estratégia de ligar para o cliente que deixa
seu contato para ter mais informações sobre o imóvel não é mais suficiente pois
a jornada de compra de um imóvel dura até dois anos. Quando uma pessoa começa a
pesquisar na internet as ofertas, em algum momento ao longo desse tempo, ela
vai efetuar a compra, mostram os números. A linha tênue é criar conexão com ela
e gerar credibilidade, sem ser invasivo”, orienta Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário