O que é assessoria de imprensa e quanto custa? Essas são duas perguntas frequentes que serão esclarecidas durante esse artigo. Para começar gostaria de esclarecer o papel da assessoria de imprensa dentro da Agência de Comunicação. Essa estratégia possibilita que você ou sua empresa saiam na mídia espontânea.
De
que forma? Como fonte para falar sobre sua especialidade, sem custos, diferente
de publicidade.
Mas
como funciona o trabalho de assessoria de imprensa?
Vamos
citar o seguinte exemplo: já pensou como os veículos de comunicação escolhem os
entrevistados para participar das matérias? Em matérias na TV, rádio, podcast,
artigos ou mesmo comentaristas? Muitas vezes, esses profissionais contam com
uma assessoria de imprensa.
Assessoria
de imprensa ajuda a divulgar seu trabalho por meio de textos, artigos e
relacionamento com os jornalistas. Quando você vê um artigo de opinião no
Estadão ou mesmo “aspas” de um especialista em uma matéria, a assessoria de
imprensa o ajudou, por meio desse relacionamento com os jornalistas.
Há
grande possibilidade de ele trabalhar com uma assessoria de imprensa que ajuda
a divulgar pautas/temas da sua expertise e sugeri-lo como fonte.
Quem
pode ter assessoria de imprensa?
Qualquer
especialista que seja fonte para falar sobre um assunto de sua expertise pode
ter assessoria de imprensa. Médicos, advogados, dentistas, esteticistas,
cirurgiões plásticos, construtoras, psicólogos, veterinários, arquitetos,
professores e até os próprios assessores de imprensa.
Todos
os profissionais, marcas e empresas podem contar com assessoria de imprensa,
que auxilia a trazer autonomia e credibilidade para um especialista/marca.
Afinal,
quanto custa?
Isso
vai depender muito da sua estratégia. Você pode optar por um pacote de
divulgação mais pontual, para um lançamento de livro, produto, restaurante, por
exemplo, ou mesmo experimentar o serviço de assessoria de imprensa mais
continuo, a longo prazo.
Você
pode solicitar um pacote que tenha mais a ver com a sua necessidade no momento,
sempre pensado estrategicamente para seu negócio. Para isso, é necessária uma
análise de cada negócio para traçar uma estratégia de comunicação. Não existe
um valor fixo.
Aconselhamos
sempre um call, sem compromisso, para entender cada necessidade.
Pacote
de assessoria de Imprensa contínuo
A
maioria dos negócios que precisam fortalecer o nome da marca, ou mesmo se
manterem em evidência, devem contar com um trabalho de assessoria de imprensa
contínuo. No trabalho de assessoria de imprensa contínuo essas empresas e
especialistas estão sempre na mídia. Além disso, contam com a possibilidade de
uma gestão de crise.
Abaixo,
listamos as principais vantagens de contar com uma assessoria de imprensa para
o seu negócio:
· Assessoria
de imprensa leva credibilidade para o seu negócio;
· Por
meio de entrevistas, publicações de artigos e matérias orgânicas é possível
criar autonomia diante da imagem digital;
· Assessoria
de imprensa é acessível;
· Diferente
do que muita gente pensa, não é caro contar com uma assessoria de imprensa para
seu negócio;
· É
possível pensar em uma estratégia que caiba no seu orçamento. Solicite uma
proposta, sem compromisso.
· Assessoria
de imprensa potencializa seu nome no Google;
· Por
meio de publicações nos principais veículos de comunicação é possível encontrar
o nome da empresa/porta-voz facilmente em pesquisas no Google;
· Além
disso, muitas matérias geram hiperlink para seu site;
· Assessoria
de imprensa em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Minas Gerais e em todo o
Brasil;
· Independente
do local em que sua empresa está é possível atingir veículos de comunicação do
Brasil e também no exterior.
· Ajuda
a potencializar a imagem de um porta-voz;
· Por
meio de entrevistas, encontros de relacionamento com jornalistas e frequente
aparição nas mídias, o porta-voz se torna referência e conhecido pelo seu nicho
e no mercado.
E
você, o que está esperando para investir em uma assessoria de imprensa e uma Agência de Comunicação
para o seu negócio?
Maria Carolina Rossi -
jornalista e sócia-fundadora da Comunica PR, agência de Relações Públicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário