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quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Com mais de 150 opções digitais, 83% dos serviços do Poupatempo já são feitos de forma eletrônica

Atendimento presencial representa 17% da demanda do programa em 2021 

 

Durante os oito primeiros meses deste ano, o Poupatempo já contabiliza mais de 26 milhões de atendimentos. Com o avanço dos serviços eletrônicos, cada vez mais pessoas optam pelo atendimento remoto, que oferece comodidade, segurança, além de economia de tempo e dinheiro, podendo ser feito de qualquer lugar. 

Entre os meses de janeiro e agosto de 2021, foram 21,5 milhões de atendimentos online, o que representa 83% da demanda total, contra 4,5 milhões presenciais, nas 85 unidades do Poupatempo no Estado.   

Neste mês de setembro, novas funcionalidades foram incluídas no aplicativo Poupatempo Digital, como a apresentação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, alteração de endereço de veículo e serviços da Prefeitura de Itatinga, no interior paulista. 

Além do app, que representa atualmente 73% da demanda pelas plataformas digitais, o Poupatempo também conta com o portal – www.poupatempo.sp.gov.br – e totens de autoatendimento, distribuídos em diversas localidades do Estado. 

“A população está cada vez mais habituada a realizar serviços no conforto de casa. Pensando em melhorar a experiência do usuário, a Prodesp trabalha para aprimorar as opções já existentes e ampliar a quantidade de atendimentos oferecidos pelas plataformas digitais, inclusive realizando parcerias com diversas prefeituras para adicionar serviços municipais nos totens, portal e aplicativo do Poupatempo.”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo. 

Entre os mais procurados pelos canais digitais, estão pesquisa de pontuação, renovação e segunda via de CNH, Licenciamento, Carteira de Vacinação e consulta de IPVA. Outros, como Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, CDHU, Sabesp e Bolsa do Povo, por exemplo, também são oferecidos pelas plataformas do Poupatempo. 

Em situações em que o cidadão precise comparecer presencialmente em um dos postos para concluir seu atendimento, como para emissão do RG, é necessário agendar previamente o dia e horário para ser atendido pelo portal ou aplicativo do programa. 

Desde o início da atual gestão, a Prodesp trabalha para ampliar a oferta de serviços digitais do Poupatempo. Atualmente, são 152 opções e o objetivo do programa é chegar a 180 ainda este ano, e a mais de 240 até o fim de 2022.



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